Nos sábados (08 e 15 de dezembro), alunos do 4ª semestre do Curso Técnico em Agronegócio do SENAR-AR/RJ, dos Polos de Apoio Presencial de Barra Mansa, Campos dos Goytacazes, Miguel Pereira e Sumidouro apresentaram seus projetos finais para a banca examinadora, familiares, egressos do curso e colegas dos outros semestres.Com temas dos mais variados, envolvendo as várias cadeias produtivas, áreas e segmentos do Agronegócio, os projetos finais têm o objetivo de proporcionar aos estudantes a articulação entre os conhecimentos assimilados durante os dois anos de estudos teóricos e práticos, e nas diversas experiências vividas, além de demonstrar as bases técnicas relacionadas para a atuação profissional futura como Técnico em Agronegócio.Sendo a última atividade do curso, realizada na Uc de Tópicos Especiais (25ª Unidade Curricular) ao final de 2 anos de curso e 1230 horas de aula, gerou um gostinho especial aos alunos de dever cumprido e realização.Os coordenadores dos Polos, presidente do Sindicato Rural de Campos e o tutor da Unidade Curricular, destacaram a emoção e a importância desta atividade:
“É um dia muito feliz ! Apesar do nervosismo, vemos todos os alunos comemorando a conquista, mas fica também um pouquinho de tristeza, afinal, não nos veremos mais com tanta frequência e cada um vai seguir o seu caminho“, Rose Kennedy, coordenadora do Polo de Sumidouro.
![](http://www.senar-rio.com.br/wp-content/uploads/2018/12/sumidouro.png)
“O Projeto final é um trabalho de conclusão do curso, e retirada a emoção de ser um momento final de dois anos de convivência, ele demonstra que o “quase” técnico em Agronegócio, está preparado para pensar e fazer, através dos projetos, melhores e eficientes caminhos para o Agronegócio“, Gleiciane Pimentel, coordenadora do Polo de Campos dos Goytacazes.
![](http://www.senar-rio.com.br/wp-content/uploads/2018/12/campos.png)
“Momento delicado e envolvente. A proposta do Projeto Final envolve criatividade, pensamento futuro, cumprimento de regras da ABNT, produção textual, articulação e muitos outros pontos que foram construídos durante o Curso nas diversas atividades articuladas”, Mozart Valle , tutor da Uc de Tópicos Especiais dos Polos de Barra Mansa e Miguel Pereira.
![](http://www.senar-rio.com.br/wp-content/uploads/2018/12/miguelpereira.png)
“O Sindicato Rural de Campos, ao fazer a adesão ao programa junto ao SENAR-Rio, fez alguns investimentos em obras e contratação de pessoal, necessários ao atendimento dos alunos e a realização das aulas no Polo de Apoio Presencial, instalado na sede do Sindicato. Hoje estamos entregando para o município, 15 Técnicos em Agronegócio, que têm como objetivo trabalhar para a eficiência da propriedade rural. Acreditamos que estamos no caminho certo ao investir em Educação“, Ronaldo Bartholomeu, presidente do Sindicato Rural de Campos.