Integrantes da Rede CNA Jovem participam de congresso internacional

Integrantes da Rede CNA Jovem participam de congresso internacional

Uma comitiva de quase 30 integrantes da Rede CNA Jovem, programa de desenvolvimento de lideranças do setor agropecuário do Sistema CNA/Senar, participou nos dias 8 e 9 de outubro, do Youth Agribusiness Movement International (YAMI), em São Paulo.O objetivo do evento, destinado aos jovens do agro entre 18 e 30 anos, foi debater temas como inovação, tendências de mercado, startups, empreendedorismo e sucessão familiar, além de estimular ideias e buscar soluções para o futuro do setor.O diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Daniel Carrara, afirmou que o grande desafio é ter mais jovens capacitados liderando o campo. “Hoje o processo educativo do Senar é completo e os jovens podem contar com essa grade de cursos e programas como uma ferramenta fundamental que irá prepará-los para essa liderança”.A coordenadora do Programa CNA Jovem, Fernanda Nonato, afirmou que fizeram parte da comitiva o grupo vencedor de 2019, composto por 10 jovens, e egressos das edições de 2014, 2016 e 2019.“A participação no YAMI foi parte da premiação do grupo vencedor. A ideia era dar a eles algo concreto para que pudessem ter contato com temas e abordagens atuais do setor, além de cases de sucesso do agro para assim, ajuda-los a colocar seus projetos em prática. O congresso também foi uma grande oportunidade de reencontro entre eles”.

Integrantes da Rede CNA Jovem visitam estande do Sistema CNA/Senar no Congresso das Mulheres do Agro
A líder do grupo vencedor e ganhadora individual do CNA Jovem 2019, Carine Babick, de Itapiranga (SC), disse que hoje os jovens estão no agro não por necessidade e sim porque gostam.“Meus pais trabalharam no campo porque não tinham alternativas na época. Eu trabalho porque gosto, assim como amigos e familiares que estão na sucessão familiar e veem nisso uma grande oportunidade de renda e qualidade de vida”.Sobre o YAMI, ela destaca: “Nos vemos representados. Percebemos que não estamos sozinhos no mundo e que estão estimulando a participação dos jovens e nos vendo como parceiros para trazer novas ideias, novas formas de fazer o que já vem dando certo por anos”.
Grupo vencedor do CNA Jovem 2019, com Gislayne Guimarães representando o Rio de Janeiro
O grupo vencedor apresentou o projeto Sustentar.e: conectando experiências, uma plataforma que por meio da internet comunica ao consumidor as informações da propriedade rural, que são comunicadas apenas entre o produtor rural e o técnico de campo.Para a agrônoma e integrante do grupo vencedor, Keyvilla Aguiar, o CNA Jovem foi uma oportunidade de fazer networking com pessoas de várias regiões do país. “Os líderes do agro são importantes para manter o jovem no campo. Precisamos valorizar o produtor e rejuvenescer o agro”, disse.Nos dois dias de evento, a comitiva da Rede CNA Jovem aproveitou para visitar o estande do Sistema CNA/Senar no 4º Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio. O grupo degustou e votou no melhor chocolate do Prêmio Brasil Artesanal e conversou com o presidente da CNA, João Martins.
Jovens conversam com o presidente da CNA, João Martins
Fonte: Assessoria de Comunicação CNA