Se você esteve entre os milhares de visitantes de eventos como o Rio Innovation Week, Rio + Agro, Expo Café – Varre-Sai, Expo Cordeiro, 23ª Flumisul ou nas Cavalgadas Temáticas do Mangalarga Marchador no Vale do Café, certamente ficou curioso e foi visitar o estande do Armazém de Alimentos Artesanais.
Lançado em 2024 pelo SENAR Rio, em parceria com o SEBRAE, o espaço foi criado para destacar e comercializar os produtos de produtores rurais do estado do Rio de Janeiro, impulsionando o agro fluminense em feiras e eventos por todo o estado.
Mas o Armazém foi além de um simples ponto de venda. Ele se tornou um verdadeiro hub de negócios, conectando produtores de diferentes regiões e promovendo a troca de conhecimentos, experiências e ideias. Esse ambiente colaborativo, fomentado pelo SENAR Rio e SEBRAE, estimulou a inovação e o desenvolvimento de novos produtos, fortalecendo a cultura de aprendizado contínuo no meio rural.
Um exemplo dessa sinergia foi a parceria que surgiu entre as empresas Gastrô do Gal e a Doce Taipabas, que, juntos, exploraram novas oportunidades e ampliaram seus negócios.
De um lado, o Gastrô do Gal, liderado por André Gall, especializado em antepastos, geleias e molhos artesanais; do outro, a Doce Taipabas, comandada pela produtora Samiê Cinthya Reis, conhecida por sua deliciosa goiabada artesanal, produzida a partir do plantio próprio da goiaba.
Juntos, eles uniram forças e criatividade para desenvolver um produto inovador: o “Ketchup de Goiabada”. Essa fusão de sabores tradicionais com um toque contemporâneo é um exemplo perfeito de como parcerias colaborativas podem resultar em novidades que conquistam o paladar do público.
Para entender melhor como iniciativas como o Armazém de Alimentos Artesanais estão transformando a vida dos produtores rurais e impulsionando o agro fluminense, conversamos com André e Samiê para falar sobre como surgiu a ideia da parceria e as expectativas desse projeto. Confira a entrevista exclusiva a seguir!
Marcelo Trindade: André, como surgiu a parceria?
André | Gastrô do Gal: Estava expondo meus produtos no Armazém de Alimentos Artesanais no Rio + Agro, quando experimentei a goiabada da Doce Taipabas. Me chamou muito a atenção a qualidade e o sabor autêntico. Vi o potencial de usá-la para fazer o meu ketchup de goiaba, que passaria a ser o Ketchup de Goiabada, mas não conversamos naquela ocasião. Então, no Armazém de Alimentos Artesanais, durante o Rio Innovation Week, a Doce Taipabas estava também expondo no mesmo estande. Foi quando fiz a proposta para a Samiê.
Marcelo: Samiê, qual o segredo do sabor da Goibada Doce Taipabas?
Samiê: Tudo começou há trinta anos, quando meu pai iniciou o goiabal no nosso sítio, utilizando apenas goiabas frescas — não usamos polpa pasteurizada nem frutos congelados, e esse é um dos nossos maiores diferenciais. Em 2022, passamos por um processo de rebranding, que é a renovação da identidade da marca para torná-la mais moderna e alinhada aos nossos valores. Atualizamos o logotipo, aprimoramos o visual e reforçamos nossa comunicação, mantendo a essência do nosso produto, mas apresentando-o de uma forma ainda mais autêntica e convidativa. Além disso, abrimos nossas portas para o turismo rural, transformando a experiência de comercialização e agregando ainda mais valor ao nosso produto.
Outro destaque é que 80% da nossa produção é artesanal. Colhemos e selecionamos as goiabas manualmente, as higienizamos com cuidado, e a parte mecânica se resume à despolpadora e ao tacho, onde a goiaba é cozida no vapor. Esse processo mantém as vitaminas da fruta e sua cor natural. Um diferencial que nos enche de orgulho é a qualidade da nossa goiaba, a variedade Paluma. Ela tem casca fina, muita polpa, poucas sementes e um brix alto — quanto maior o brix, mais doce é a fruta. Com isso, valorizamos o doce natural da goiaba, e na Goiabada Doce Taipabas, conseguimos reduzir em 30% a quantidade de açúcar adicionado, mantendo um sabor incrível e autêntico.
Marcelo: André, como fica agora o Ketchup de goiabada do Gastrô do Gal?
André: Unimos forças com a Doce Taipabas, uma fábrica artesanal que compartilha nossos valores e a paixão pela autenticidade. Agora, a goiabada é a estrela do Ketchup de Goiabada do Gastrô do Gal. Com ela, consigo equilibrar o agridoce do ketchup, proporcionando um sabor único e, com todo o respeito, irresistível. Juntos, celebramos o que há de melhor na gastronomia artesanal e na agricultura familiar certificada, levando aos consumidores produtos feitos com amor, cuidado e respeito à origem dos ingredientes.
Marcelo: Para vocês, qual a importância do Armazém para criar conexões e impulsionar o Agro do Rio?
André: É um encontro de propósitos. É sobre valorizar o que é feito de verdade, com o coração, direto do campo — produtos que contam histórias e criam memórias, muito mais do que uma simples experiência de sabores. Por meio do Armazém, além de utilizar minha pequena produção de legumes e temperos, passei a comprar mais insumos de qualidade diretamente de produtores rurais, como mel, abacaxi, outras frutas e, agora, a goiabada para os meus 35 produtos artesanais: antepastos, geleias e molhos.
Samiê: A maioria dos expositores do Armazém se tornou nossos clientes — compra nossa goiabada para revender ou para transformar em outros produtos. E nós também nos tornamos clientes deles. Aqui no nosso sítio Taipabas, que é aberto para o turismo rural nos finais de semana, os visitantes participam de uma visita sensorial: explicamos como é o manejo do goiabal, contamos a história do sítio do meu pai, eles colhem goiabas direto do pé e fazem a degustação. Também visitam o local onde a goiabada é fabricada.
No sítio, revendemos produtos artesanais de outros produtores locais, como café, arroz, mel, melado, licor e, agora, o Ketchup de Goiabada feito pelo Gal (rs). Essa é a verdadeira conexão! Por meio do Armazém, estamos conseguindo dar essa virada de chave, fortalecendo laços e valorizando o que é feito com autenticidade e paixão.