No último sábado, as estufas de produção de mudas do Grupo Irmãos Ferreira, em São Sebastião do Alto, foram os laboratórios práticos dos alunos do 4º semestre do Curso Técnico em Agronegócio, do Polo de Apoio Presencial de Campos dos Goytacazes, com a UC de Tecnologia e Inovação na agropecuária.
Com produção de 3 milhões de mudas em 2017, o grupo tem um planejamento de produzir e comercializar 12 milhões de mudas até 2020, graças ao investimento tecnológico em estufas de última geração, proporcionando todas as condições de produtividade e qualidade.
Atualmente, o grupo familiar atua em 30 municípios hortifrutigranjeiros do Estado, através de suas 07 estufas em produção e 06 lojas comerciais, com assistência técnica e consultoria a produtores, através de equipe técnica e parceria com fornecedores.
A tutora Tatiane Barbé, conduziu a aula presencial levantando pontos importantes a serem observados pelos alunos:
“Quando falamos em inovação e tecnologia no agronegócio, normalmente, pensamos em grandes recursos financeiros, mas muitas vezes, a diferença do investimento está no gerenciamento do processo, a partir de bons projetos.”
Durante a visita, foi possível acompanhar todo o processo, conhecendo os momentos da produção desde o berçário de mudas, as tecnologias empregadas, inclusive com o funcionamento de um pivô central, responsável pela fertirrigação que utiliza a água de irrigação para levar nutrientes ao solo cultivado.
Curso Técnico em Agronegócio
O Curso Técnico em Agronegócio é realizado pelo SENAR – Rio de Janeiro em parceria com os Sindicatos Patronais Rurais nos municípios, através do Programa Rede e-Tec Brasil, linha do Pronatec, com recursos do Ministério da Educação e Cultura. Para maiores informações: 0800 282 0020 ou etec.senar.org.br.
Assessoria de Comunicação SENAR Rio de Janeiro