Brasília (23/11/2022) – O Sistema CNA/Senar debateu, na terça (22), durante live, os cinco desafios elencados pelo setor para que empresas de tecnologia encontrem soluções que ajudem os produtores rurais brasileiros na produção de alimentos.
A discussão também abordou a criação do Hub CNA Digital, lançado em outubro deste ano, e que vai contribuir com o desenvolvimento das soluções para os produtores.
De acordo com a diretora executiva do Instituto CNA, Monika Bergamaschi, o espaço está estrategicamente localizado em Brasília e a ideia é se unir às empresas de tecnologia e a outros hubs para proporcionar acesso do produtor à inovação e à tecnologia.
“Com a grande capilaridade do Sistema, temos a possibilidade não apenas de trazer os problemas que são sentidos pelos produtores em todas as regiões do Brasil, mas também de conseguir validar as várias soluções de acordo com a realidade de cada região”.
As empresas que se qualificarem por meio do edital disponível em www.cnabrasil.org.br/hub terão 12 meses para propor soluções para os seguintes desafios: 1) conectividade; 2) seguro paramétrico; 3) rastreabilidade animal; 4) crédito de carbono; e 5) comércio eletrônico.
Para Matheus Ferreira, diretor executivo adjunto do Instituto, a intenção do Sistema CNA é proporcionar transformação digital no campo, levando tecnologia em maior escala para o maior número de produtores rurais.
“As margens das atividades rurais têm reduzido e para que os produtores rurais possam vencer esse cenário é necessário adotar tecnologias com planejamento e responsabilidade. Por isso, estamos dando mais esse passo para interagir com a comunidade de inovação e levar essas tecnologias para o campo, reduzindo a distância entre a ciência e o produtor rural”.
Monika ressaltou que as iniciativas do Sistema CNA/Senar pretendem fomentar, da melhor forma possível, “uma solução para que o produtor tenha no menor tempo a solução para seus problemas visando rentabilidade, competitividade e abertura de novos mercados”.
A ideia é atrair empresas de tecnologia para que apresentem as melhores soluções possíveis dentro dos temas propostos. Os desafios foram escolhidos a partir de demandas dos próprios produtores rurais e as empresas poderão enviar suas propostas até 25 de janeiro de 2023. A CNA vai financiar o desenvolvimento das soluções com o investimento de até R$ 150 mil por desafio.
“Listamos os cinco primeiros desafios porque precisávamos focar e dar o pontapé no Hub que foi lançado recentemente, mas esses não serão os únicos. Vamos colocando outros à medida que esses forem sendo solucionados”, completou Ferreira.
O debate teve a mediação de Heygler de Paula, coordenador do Hub CNA Digital. Para assistir a live completa, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=B7px-sRdo0M
#Repost: cnabrasil.org.br