O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Rio de Janeiro (SENAR Rio) iniciou recentemente os atendimentos a produtores rurais da cadeia produtiva da citricultura na região de Itaboraí e Tanguá, em parceria com o Sindicato Rural de Itaboraí.
Como resultado desta parceria e em colaboração com a Prefeitura Municipal e Secretaria Municipal de Agricultura de Tanguá, nesta última semana foi realizado o Curso sobre Citrus: do Plantio a Colheita.
O evento ocorreu na Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Tanguá e teve como objetivo a capacitação de técnicos de campo para atuação no Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Fruticultura com foco em citrus, abordando a implantação do pomar, correção e adubação do solo, tratos culturais, controle de pragas e doenças e colheita. Como parte integrante da capacitação foram também realizadas visitas técnicas nas propriedades dos produtores rurais: Claudionor (Zezé) e Natalino (Talino).
Participaram do evento técnicos do SENAR Rio, Emater, Prefeitura de Casimiro de Abreu, Prefeitura de Tanguá, Prefeitura de Araruama, Defesa Agropecuária de Tanguá, entre outros da região.
“A capacitação foi muito boa. Houve muita interação dos participantes, que acusaram receber várias novidades e se mostraram muito felizes e satisfeitos com as informações recebidas. Eles perceberam a importância da cultura do citrus e o potencial que a região tem para tal. Embora já existam culturas implantadas, pode haver uma melhora muito grande em termos de produtividade, novas técnicas e um melhor manejo do pomar de citrus. Acho que vai agregar muito para todos.” Antônio Barreta (Agrônomo e instrutor da capacitação)
Também estiveram presentes José Vagno C. Nogueira (Secretário de Agricultura), Aline Pereira (Presidente da Câmara), Alexandre Magno (Presidente do Sindicato de Casimiro de Abreu), Claudia Milão (Presidente do Conselho Municipal de Agricultura), Onofre Pereira (Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Gonçalo), Dilcinei Ribeiro (Diretor Presidente do Sindicato de Itaboraí), José Batista (Chefe de Gabinete da Secretaria de Agricultura de Itaboraí), Mauricio Salles (Coordenador do Programa de ATeG do SENAR Rio) e Hugo Siqueira (Supervisor do Programa de ATeG do SENAR Rio).
Mais sobre a Assistência Técnica e Gerencial do SENAR Rio
Criado em 2013 pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, o Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) tem como principal objetivo atender produtores rurais de todas as regiões brasileiras, possibilitando o acesso a um modelo de assistência técnica associado à consultoria gerencial, em consonância com as ações Formação Profissional Rural.
O Programa ATeG do SENAR conta com uma metodologia própria e inovadora, que tem por objetivo disseminar novas tecnologias e formas de manejo que possibilitem ao produtor obter maior conhecimento sobre a sua atividade, permitindo o desenvolvimento do seu negócio.
Além das técnicas de manejo da produção, o Programa realiza o acompanhamento gerencial das propriedades rurais, controlando custos e medindo os resultados econômicos das atividades.
Para saber mais, clique aqui.