Nos dias 5 e 6 de julho foi realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Rio de Janeiro (SENAR Rio) mais um treinamento do Programa Cidadania Rural.
O encontro na sede da Secretaria de Agricultura de Paracambi contou com palestra do Coordenador de Arrecadação do SENAR Rio, Marcos Ravizzini, e abordou temas como a formalização fiscal do produtor rural pessoa física junto à Secretaria de Estado de Fazenda, a obtenção da Inscrição Estadual de Produtor, a elaboração do Declan-IPM, a implantação do eSocial e seus desdobramentos fiscais, os Benefícios Previdenciários Rurais e como o produtor pode acessá-los.
“Realizamos mais um treinamento de qualificação de servidores e seguimos com nosso objetivo, que é disseminar o conhecimento para os atores que tem como prioridade atender as demandas dos produtores rurais”, Marcos Ravizzini.
Mais sobre o Programa Cidadania Rural
O Programa, inicialmente denominado “Projeto Cidadania Rural”, foi criado em 1999 pelo SENAR, em parceria com a Coordenação de Informações Institucionais do INSS, para orientar e informar homens e mulheres do campo sobre direitos e deveres, com foco na legislação previdenciária e tributária.
No desenvolvimento das ações, o SENAR conta com a parceria de órgãos públicos e dos Conselhos Regionais de Contabilidade.
As ações voltadas à execução do programa buscam conciliar a programação das Administrações Regionais e dos parceiros, em todos os Estados, Municípios e no Distrito Federal, por meio de eventos e de distribuição de materiais.
Para saber mais, clique aqui.