Na última semana, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Rio de Janeiro (SENAR Rio) realizou mais uma ação do Programa Cidadania Rural, desta vez, no município de São José de Ubá, Noroeste do Estado do Rio de Janeiro.
Estiveram presentes quase 130 participantes, em sua maioria, produtores rurais. Dentre os presentes, o Presidente do Sindicato Rural de Laje do Muriaé, o Vice-Presidente do Sindicato Rural de Itaperuna, os Secretários de Agricultura de Laje do Muriaé e de São José de Ubá, assim como a Secretária de Saúde, e demais servidores municipais.
Foi abordada a implantação do eSocial e como está atingindo o agro em relação a mudança tributária que está provocando nas atividades produtivas dos produtores, além de como o produtor pode e deve acessar os Benefícios Previdenciários Rurais.
O coordenador de Arrecadação do SENAR Rio, Marcos Ravizzini, destacou a importância do Programa:
Continuamos percebendo a dificuldade dos produtores em terem acesso a essas novas informações, mas o SENAR Rio estará sempre presente para transmitir esses conhecimentos aos produtores rurais através do Programa Cidadania Rural. Aproveito para agradecer imensamente aos técnicos da Emater-Rio, que foram decisivos para o sucesso do evento.
Mais sobre o Programa Cidadania Rural
O Programa, inicialmente denominado “Projeto Cidadania Rural”, foi criado em 1999 pelo SENAR, em parceria com a Coordenação de Informações Institucionais do INSS, para orientar e informar homens e mulheres do campo sobre direitos e deveres, com foco na legislação previdenciária e tributária.
No desenvolvimento das ações, o SENAR conta com a parceria de órgãos públicos e dos Conselhos Regionais de Contabilidade.
As ações voltadas à execução do programa buscam conciliar a programação das Administrações Regionais e dos parceiros, em todos os Estados, Municípios e no Distrito Federal, por meio de eventos e de distribuição de materiais.
Para mais informações, clique aqui.