O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Rio de Janeiro (SENAR Rio) representado pelo coordenador de Arrecadação, Marcos Ravizzini, realizou nesta quinta (07) mais uma palestra do Programa Cidadania Rural. Desta vez, o evento foi destinado a produtores rurais do Município de Iguaba Grande, na Região dos Lagos, e contou com o apoio do Sindicato Rural de Araruama e da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca.
Foram abordados temas como a implantação do eSocial e como está atingindo o agronegócio em relação a mudança tributária, o que acarreta nas atividades produtivas dos produtores e como o produtor pode e deve acessar os Benefícios Previdenciários Rurais.
“Agradecemos imensamente o empenho do Sindicato Rural e da Secretaria de Agricultura na mobilização dos produtores. Continuamos identificando muita dificuldade dos agricultores em acessarem essas informações, mas o SENAR Rio continua empenhando na missão de fazer chegar aos mesmos toda essa mudança”, Marcos Ravizzini.
Mais sobre o Programa Cidadania Rural
O Programa, inicialmente denominado “Projeto Cidadania Rural”, foi criado em 1999 pelo SENAR, em parceria com a Coordenação de Informações Institucionais do INSS, para orientar e informar homens e mulheres do campo sobre direitos e deveres, com foco na legislação previdenciária e tributária.
No desenvolvimento das ações, o SENAR conta com a parceria de órgãos públicos e dos Conselhos Regionais de Contabilidade.
As ações voltadas à execução do programa buscam conciliar a programação das Administrações Regionais e dos parceiros, em todos os Estados, Municípios e no Distrito Federal, por meio de eventos e de distribuição de materiais.