Nesta semana, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Rio de Janeiro (SENAR Rio) realizou mais uma ação do Programa Cidadania Rural, com uma palestra para produtores rurais no município de Varre-Sai, Noroeste do Estado do Rio de Janeiro.
Participaram do evento mais de 30 produtores, em sua maioria, cafeicultores. Foram abordados temas importantes como a formalização do produtor quanto sua Inscrição Estadual e toda a mudança tributária que está acorrendo nas atividades produtivas destes agricultores em função da implantação do eSocial. Também foi destacado como o produtor pode e deve acessar os Benefícios Previdenciários Rurais.
Para o coordenador de Arrecadação do SENAR Rio, Marcos Ravizzini, ainda existe desinformação a respeito dos temas em questão:
“Continuamos percebendo ainda muito desconhecimento dos produtores sobre temas tão importantes e que impactam decisivamente suas atividades produtivas rurais, mas o SENAR Rio está muito atento a essas demandas.”
Mais sobre o Programa Cidadania Rural
O Programa, inicialmente denominado “Projeto Cidadania Rural”, foi criado em 1999 pelo SENAR, em parceria com a Coordenação de Informações Institucionais do INSS, para orientar e informar homens e mulheres do campo sobre direitos e deveres, com foco na legislação previdenciária e tributária.
No desenvolvimento das ações, o SENAR conta com a parceria de órgãos públicos e dos Conselhos Regionais de Contabilidade.
As ações voltadas à execução do programa buscam conciliar a programação das Administrações Regionais e dos parceiros, em todos os Estados, Municípios e no Distrito Federal, por meio de eventos e de distribuição de materiais.
Para mais informações, clique aqui.