Em parceria com o Sindicato Rural de Itaocara, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Rio de Janeiro (SENAR Rio) realizou uma série de consultorias do Programa de Práticas Seguras no Uso de Produtos Fitossanitários.
O Programa tem como objetivo a conformidade do produtor rural em relação às legislações ambiental e trabalhista que tratam do uso de produtos fitossanitários nas lavouras fluminenses, fornecendo ao produtor orientações pertinentes às melhores práticas de produção.
Alexandre Eduardo Pereira Martins, produtor rural atendido, relatou que se interessou pelo assunto após o filho sofrer uma intoxicação por aplicação de agrotóxico:
“Meu filho sofreu uma intoxicação por aplicação de agrotóxico em lavoura de olerícolas. Mesmo utilizando o EPI, acredito que de forma incorreta, mas por não ter as informações adequadas. Depois do ocorrido, buscamos nos aprofundar mais no assunto e com as informações recebidas através do treinamento, conseguiremos aplicar de forma adequada para nossa proteção e de nossos familiares.”
Walker de Azevedo Araújo, mobilizador do Sindicato Rural de Itaocara, destacou a importância do treinamento:
“O Programa é de grande importância para nosso Município, pois temos como uma das principais atividades econômicas o cultivo de olerícolas, e consequentemente um grande uso de agrotóxicos, que precisam ser aplicados e descartados de maneira correta. Acredito que o objetivo foi alcançado e esperamos acompanhar os resultados.”
Sobre o Programa de Práticas Seguras no Uso de Produtos Fitossanitários
O Programa Práticas Seguras no Uso de Produtos Fitossanitários tem como objetivo observar o nível de conformidade do produtor rural em relação às legislações ambiental e trabalhista que tratam do uso de produtos fitossanitários nas lavouras fluminenses, Fornecendo ao produtor orientações pertinentes às melhores práticas de produção.
A proposta é desenvolvida através da parceria com Sindicatos Rurais e conta com uma equipe de técnicos (instrutores e técnicos de campo), com formação em ciências agrárias, capazes de observar e avaliar o nível de conformidade com à legislação vigente, bem como orientar as melhores práticas no que tange a aplicação de produtos fitossanitários.
O Programa Práticas Seguras no Uso de Produtos Fitossanitários tem formato de consultoria, com grupos organizados por município, com no máximo 05 propriedades rurais.
Durante a visita é aplicado um checklist, que é uma lista de verificações sobre as práticas relativas ao uso de produtos fitossanitários. Após a verificação, o produtor é informado sobre os procedimentos que necessitam de melhoria, bem como a necessidade de adequação de infraestrutura e questões importantes para a conformidade com a legislação vigente.
O Programa é gratuito e para participar ou obter mais informações, basta fazer contato com o Sindicato Rural mais próximo ou diretamente com o SENAR Rio de Janeiro, através do número (21) 3380-9500.
Acompanhe nossas redes sociais: Facebook | Instagram | Linkedin | Twitter | YouTube