SENAR Rio realiza 1ª Edição do Dia de Campo 2024 em Quissamã

Nesta quarta-feira (08) foi realizada a primeira edição do Dia de Campo da ATeG de 2024, uma parceria entre o SENAR Rio e Sebrae.

O evento inaugural foi realizado na propriedade de Carlito de Souza Filho, produtor assistido pela ATeG em Quissamã, região Norte Fluminense, e contou com a presença de mais de 115 produtores.

Estiveram presentes Rodolfo Tavares, presidente do Sistema FAERJ/SENAR Rio; Marcelo Batista, vice-prefeito de Quissamã; Luiz Carlos Fonseca, secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca; Abílio Fernandes, secretário de Agricultura de Conceição de Macabu e Heber Braga Martins, gerente da Caixa Econômica Federal, além de representantes da Jotagro Nordeste e Speedrite.

Maurício Salles, gerente estadual da ATeG e anfitrião do encontro, expressou sua gratidão aos participantes e fez uma apresentação sobre o funcionamento da Assistência Técnica e  Gerencial, destacando como o programa pode impulsionar a produção e melhorar a qualidade de vida do produtor e trabalhador rural e de suas famílias. “O Dia de Campo é de suma importância, pois oferece aos produtores rurais uma oportunidade valiosa para se atualizarem sobre os temas pertinentes à cadeia do leite. Durante esse evento, destacamos os resultados alcançados pelo trabalho de ATeG na propriedade selecionada, demonstrando sua viabilidade econômica, social e ambiental. Isso não apenas permite que outros produtores conheçam de perto esse trabalho, mas também os incentiva a considerar a adesão à assistência técnica”, disse.

O presidente do Sistema FAERJ/SENAR Rio, Rodolfo Tavares, aproveitou a ocasião para falar sobre a importância de melhorar a qualidade de vida do homem do campo. “Representar o produtor rural é uma luta árdua, mas encontramos esperança na renovação política do Rio de Janeiro. Ver tantos técnicos e profissionais ligados à veterinária, agricultura e outras áreas do meio rural aqui nesse evento é uma grande honra. Retê-los no estado é fundamental, pois talvez não encontrassem oportunidades sem o apoio dos municípios, que unem a família rural fluminense”, disse.

O vice-prefeito de Quissamã, Marcelo Batista, agradeceu a parceria do Sistema FAERJ/SENAR Rio. “Sempre que necessitamos da colaboração da instituição (FAERJ/SENAR Rio), podemos confiar nela. Como município, estamos de braços abertos, pois nosso objetivo aqui é promover uma agricultura de excelência para garantir a sustentabilidade dos agricultores locais.”

Christie Barreto, técnico da ATeG, que acompanha a propriedade de Carlito, fez uma apresentação dos resultados da propriedade e aproveitou para homenagear o professor Arthur Chinelato, mentor do programa Balde Cheio.

Carlito agradeceu o apoio da ATeG e incentivou outros produtores a buscarem o auxílio. “Assim como eu, qualquer produtor que está aqui pode contar com o apoio de técnicos como da ATeG e da secretaria do município. O importante é começar e tocar o dia a dia”.

A instrutora Carol Castello Branco, veterinária e instrutora do SENAR Rio ministrou uma palestra sobre Mastite Subclínica e o Manejo Eficiente de Ordenha.  Em seguida, todos os técnicos da ATeG que estiveram presentes foram apresentados aos participantes.

Estações

O Dia de Campo contou com três estações técnicas e os produtores foram divididos em três grupos para percorrerem as estações. A instrutora Carol levou um grupo para a sala de ordenha da propriedade, que abordou, entre outros temas, as práticas essenciais para a produção leiteira e cuidados necessários para evitar riscos na produção.

Outro grupo dirigiu-se à estação Cerca Elétrica, onde os produtores estavam presentes para supervisionar a montagem de uma cerca da Speedrite, empresa parceira do evento. Durante esse momento, João D’Ângelo compartilhou conhecimentos sobre a instalação apropriada de cercas elétricas e destacou a importância dos cuidados necessários.

A terceira estação foi a de Pastejo Rotacionado. Christie Barreto, técnico de campo da propriedade, apresentou um sistema de pastejo adubado e irrigado, que proporciona a produção de alimentos com qualidade e quantidade necessária para alimentar o rebanho. Essa é uma técnica viável para as propriedades de produção de leite da região e no estado.

Veja mais fotos aqui. 

2024-05-15T10:32:42-03:00 quarta-feira, 15 de maio de 2024|