Entre os dias 26 e 28 de novembro, em Nova Friburgo, o Comitê Técnico Regional da Horticultura Orgânica, composto por representantes educacionais da Administração Central e Regional do SENAR, integrantes de empresas certificadoras, produtores e especialistas, se reuniu com o objetivo de trabalhar o itinerário formativo para a ocupação de Qualificação Profissional em Horticultura Orgânica, Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC), a ser ofertado pelo SENAR Rio de Janeiro ainda no primeiro semestre do próximo ano, a trabalhadores e produtores rurais do Estado.
Durante o encontro, foram trabalhadas a identificação do objetivo geral da ocupação, principais funções e subfunções a serem executadas pelo profissional na horticultura orgânica formado no curso.
Em uma próxima etapa, o Comitê estruturará a organização curricular fechando o Plano do Curso que poderá ser implantado não somente na Administração Regional do Rio de Janeiro, mas em outros Estados que identificarem demanda para esta oferta.
Pesquisa do SEBRAE
Segundo o SEBRAE, já são, aproximadamente, 17 mil propriedades certificadas em todos os Estados. A maior parte da produção é oriunda de pequenos produtores.
O Rio de Janeiro está entre os 10 estados que se destacam em números de produtores. A Região Sul vem à frente, com pouco mais de seis mil produtores, seguida das regiões Sudeste e Nordeste com cerca de quatro mil produtores.
Fonte: SEBRAE