SENAR Rio prepara curso de qualificação profissional para agricultores orgânicos do Estado

Entre os dias 26 e 28 de novembro, em Nova Friburgo, o Comitê Técnico Regional da Horticultura Orgânica, composto por representantes educacionais da Administração Central e Regional do SENAR, integrantes de empresas certificadoras, produtores e especialistas, se reuniu com o objetivo de trabalhar o itinerário formativo para a ocupação de Qualificação Profissional em Horticultura Orgânica, Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC), a ser ofertado pelo SENAR Rio de Janeiro ainda no  primeiro semestre do próximo ano, a trabalhadores e produtores rurais do Estado.

Produtores e Comitê Técnico

Durante o encontro, foram trabalhadas a identificação do objetivo geral da ocupação, principais funções e subfunções a serem executadas pelo profissional na horticultura orgânica formado no curso.

Em uma próxima etapa, o Comitê estruturará a organização curricular fechando o Plano do Curso que poderá ser implantado não somente na Administração Regional do Rio de Janeiro, mas em outros Estados que identificarem demanda para esta oferta.

Comitê Técnico formado por representantes da administração regional e central do SENAR

Pesquisa do SEBRAE

Segundo o SEBRAE,  já são, aproximadamente, 17 mil propriedades certificadas em todos os Estados. A maior parte da produção é oriunda de pequenos produtores.

O Rio de Janeiro está entre os 10 estados que se destacam em números de produtores. A Região Sul vem à frente, com pouco mais de seis mil produtores, seguida das regiões Sudeste e Nordeste com cerca de quatro mil produtores.

Fonte: SEBRAE

2019-11-29T21:43:46-03:00 sexta-feira, 29 de novembro de 2019|