SENAR Rio planeja abertura de turma para Jovem Aprendiz na região sul e serrana do Estado

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Rio de Janeiro (SENAR Rio), planeja a execução de turmas do Programa de Aprendizagem Profissional Rural em atendimento ao cumprimento das cotas de jovens aprendizes dos empregadores rurais das regiões sul e serrana do Estado.

O Programa é realizado através de parceria com os empregadores rurais e os Sindicatos Patronais Rurais, com proposta educativa formada de parte teórica e parte prática, carga horária aproximada 800 horas e turmas de no mínimo 10 jovens aprendizes, contratados pelas empresas rurais.

As turmas programadas terão capacitação na área de supervisão de exploração agropecuária, voltados à administração rural e formadas por jovens aprendizes de várias empresas, com a atividade produtiva similar e homogeneidade de idade e escolaridade.

A coordenadora do Programa, Raquel Lima, esclareceu o momento de programação destas turmas:

“Neste momento, estamos planejando a realização dos cursos de Aprendizagem Profissional Rural para atendimento das cotas das empresas demandantes do setor produtivo rural que já nos procuraram, mas ainda há a possibilidade de incluirmos outras demandas. A composição das turmas reúne jovens contratados de várias empresas, porque na maioria das vezes as cotas do setor rural em nosso estado são pequenas, mas com a grande dificuldade de mão de obra na área rural, não podemos deixar de capacitar estes jovens, proporcionando também um trabalho vocacional em um setor tão importante para a economia do nosso país, o Agronegócio.“

As empresas que precisam cumprir a sua cota de jovem aprendiz, devem procurar o SENAR Rio com urgência. Ainda existem vagas, mas o prazo para a contratação dos jovens e matrícula no curso está se esgotando.

Os jovens com idade entre 14 a 24 anos, que desejam também participar do Programa de Aprendizagem na área rural, poderão entrar em contato com o SENAR Rio ou os Sindicatos Rurais informando a sua vontade em participar do “Banco de interesse em ser Jovem Aprendiz Rural“.

Lei de Aprendizagem

A Lei de Aprendizagem (10.097/2000) abriu a oportunidade de inserção de jovens de 14 a 24 anos incompletos no mercado de trabalho, através de contrato especial de trabalho, conjugando formação profissional e trabalho, sem prejuízo da escolaridade formal de adolescentes e jovens.

Para outras informações, entre em contato com o SENAR Rio através do telefone (21) 3380-9500 ou e-mail senar@senar-rio.com.br.

 

2019-08-15T13:54:31-03:00 quinta-feira, 15 de agosto de 2019|