O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Rio de Janeiro (SENAR Rio) participa nesta terça (13) do grupo de trabalho (GT) do Selo Arte do Fórum de Desenvolvimento da ALERJ, onde a Coordenadora Pedagógica de Ensino Técnico, Raquel Lima, realiza apresentação do Programa de Alimentos Artesanais e Tradicionais, do SENAR.
Sobre o Programa
O programa prevê ações de capacitação, assistência técnica e gerencial, consultoria, melhoria do ambiente tributário e regulatório, fomento e aperfeiçoamento da estrutura para comercialização. E para que isso aconteça, precisamos identificar o que você produz atualmente para lhe manter informado sobre futuras iniciativas para a promoção de seu negócio.
E o que são produtos agroalimentares artesanais e tradicionais?
Um produto agroalimentar tradicional é um produto transformado (chocolate) ou não (cacau) cujos métodos de produção, processamento e maturação foram consolidados ao longo do tempo, ou que tem características exclusivas decorrente da interferência do ambiente que são produzidos. Na maioria das vezes o saber para produzi-lo foi transmitido de geração em geração. Exemplos de produtos agroalimentares tradicionais: café, mel, cacau e chocolate, cachaça, vinho, plantas alimentícias não convencionais.
Um produto agroalimentar artesanal costuma ser produzido em quantidades limitadas, com excelência, pelo próprio produtor rural ou seus funcionários, que detenha o domínio total do processo produtivo, aliando predominantemente o uso de métodos tradicionais e manuais. Exemplos de produtos agroalimentares artesanais: vinho, cacau e chocolate, queijo, embutido, geleia, doce de leite.
Para saber mais, clique aqui.