Na última semana, o SENAR Rio participou da oitava edição do Green Rio, evento que aborda sustentabilidade e bioeconomia com produtores e empresas nacionais/internacionais. O evento aconteceu na Marina da Glória entre os dias 23 e 25 de maio e contou com público aproximado de 5.000 pessoas.
No stand do SENAR Rio, foi possível conhecer mais sobre o trabalho realizado no Estado, além de alguns dos Programas desenvolvidos pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
Com espaço dedicado ao Programa de Alimentos Artesanais e Tradicionais, pequenos e médios produtores de variadas cadeias e seguimentos, puderam participar de pesquisa e saber mais sobre o Programa. A Assessora Técnica da Coordenação de Assuntos Estratégicos da CNA, Marina Zimmermann, observou os diferentes tipos de produtos e destacou os pontos fortes da agricultura no Estado:
“Nós percebemos que foi a primeira participação no evento e a impressão que tivemos foi bastante positiva. Pude observar todos os produtos: inovadores, diferenciados, tradicionais e artesanais que são produzidos no Estado do Rio de Janeiro, desde o café produzido ao norte, passando pelas conservas de shiitake, produtos orgânicos, chás, temperos, produtos medicinais, seguindo em direção ao sul com a tradicional cachaça de Paraty, e confirmar que o Estado tem produção bastante diversificada, de qualidade, e tem uma forte agricultura familiar envolvida na produção e elaboração desses produtos diferenciados.”
O Programa de Alimentos Artesanais e Tradicionais tem como objetivo estimular a diversificação e agregação de valor aos produtos elaborados, prevendo ações de capacitação, assistência técnica e gerencial, consultoria, melhoria do ambiente tributário e regulatório, fomento e aperfeiçoamento da estrutura para comercialização.
“O stand foi muito procurado, as pessoas demonstraram interesse em conhecer o SENAR e o que é oferecido. A procura foi grande e as pessoas tiveram uma sensação muito positiva do que é o Sistema CNA/SENAR, as tecnologias desenvolvidas, inovações e a vontade de trabalhar pelo produtor rural do Rio de Janeiro. O Programa de Alimentos Artesanais e Tradicionais cai como uma luva no Estado, pois não tem nada mais tradicional e inovador quanto o Rio de Janeiro”, completou Marina.
Também destacado durante o evento, o Programa de Assistência Técnica e Gerencial traz ao produtor rural fluminense o acesso a um modelo de assistência técnica associado à consultoria gerencial, com metodologia própria e inovadora, que tem por objetivo disseminar novas tecnologias e formas de manejo que possibilitem ao produtor obter maior conhecimento sobre a sua atividade, permitindo o desenvolvimento do seu negócio.
Atualmente, o SENAR Rio atua em 4 cadeias: bovinocultura de corte e leite, cafeicultura e horticultura.
Completando o stand, o Programa de benefícios Bem+Agro, destinado ao produtor rural, que permite o acúmulo de agros (moedas digitais) para resgate de benefícios como: serviços, treinamentos, produtos e descontos em variados parceiros.
“Os produtores que participaram do Green Rio 2019 tiveram a oportunidade de conhecer o programa de relacionamento Bem+Agro, permitindo mostrar a esse produtor que quanto mais engajado com sindicatos e Federações, mais agros, moedas digitais ele ganha e troca por benefícios, vantagens, produtos e serviços, tanto do Sistema CNA com prioridade, quanto de parceiros externos.”, Zoraide Reis, Assessora Técnica do Departamento Sindical da CNA.
Durante o evento, Artur Chinelato, pesquisador da Embrapa Pecuária Sudeste e coordenador do Programa Balde Cheio, participou de painel sobre Agricultura no Estado do Rio de Janeiro e Rural como protagonista da Bioeconomia, representando o SENAR Rio.
O SENAR Rio de Janeiro
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, o SENAR, é uma entidade de direito privado, paraestatal, mantida pela classe patronal rural. Nossa missão consiste em desenvolver ações de educação profissional e promoção social das pessoas do meio rural, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e para desenvolvimento sustentável do país.
O SENAR Rio disponibiliza uma oferta educativa variada e personalizada ao nosso território e trabalha constantemente para ser reconhecido pela qualidade de suas ações de formação.
Nossos cursos são gratuitos. Podem participar de nossos treinamentos trabalhadores, produtores rurais e seus familiares, bem como outros profissionais envolvidos com o meio rural.
O SENAR Rio está presente em todos os municípios com vocação agrossilvopastoril no estado.