Na quinta-feira (18), o SENAR Rio, a Capitania dos Portos/Marinha do Brasil e o Sindicato dos Armadores de Pesca do estado do Rio de Janeiro (Saperj) iniciaram a primeira turma para a habilitação de Pescador Profissional Nível 1. As aulas estão sendo ministradas na sede do Saperj, em Niterói, com um total de 33 participantes.
O curso faz parte de uma série de iniciativas voltadas para o setor pesqueiro do estado, que conta com o apoio do Sindicato dos Pescadores do Rio de Janeiro e do Espírito Santo (SIPERJES), da Secretaria Estadual de Energia e Economia do Mar (SEENEMAR), além da Federação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários e Afins (FNTTAA) e a Prefeitura Municipal de Niterói.
“O cenário atual da atividade pesqueira em nosso Estado conta com significativa parcela da frota pesqueira sendo tripulada por profissionais sem habilitação formal e com formação profissional marítima indevida, sendo um risco a vida dos pescadores no mar e do patrimônio Público e privado, colocando em risco, ainda, à legalidade do produto pesqueiro comercializado. Desta forma, esta primeira turma segue o objetivo inicial de proporcionarmos a habilitação profissional dos pescadores, em parceria com a Capitania dos Portos, órgão responsável pelo registro profissional marítimo”, disse Raquel Lima, coordenadora Pedagógica do Senar Rio.
Estiveram presentes na cerimônia de boas-vindas aos pescadores o presidente do Sindicato dos Armadores de Pesca do estado do Rio de Janeiro, José Ignácio; o presidente da Siperjes, Maxuel Monteiro, a coordenadora Pedagógica do Senar Rio, Raquel Lima e os militares Tenente Israel e Cabo Santana, representantes da Capitania dos Portos/Marinha do Brasil, os coordenadores da SEENEMAR – Secretaria Estadual de Energia e Economia do Mar, Raquel Martins e Sérgio Marcoloni, e o subsecretário de Desenvolvimento Econômico do Município de Niterói, Igor Baldez.
Veja fotos do primeiro dia de aula.