Com um processo seletivo concorrido, com 3 candidatos por vaga, 22 jovens aprendizes foram selecionados pela Frangos Rica, e iniciaram nesta quinta-feira, 01/09, as aulas do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do SENAR Rio, em uma parceria com a Frangos Rica e o Sindicato Rural de Rio Claro.
A primeira aula de Ambientação, foi ministrada pela Coordenadora de Inovação e Conhecimento do SENAR RIO, Raquel Lima e contou com a colaboração da funcionária da empresa, Stefany Leite, onde foram abordados os seguintes temas: Os desafios do mundo do trabalho, parte do Curso em Aprendizagem em Avicultura de Corte, que terá 800 horas de estudo, e 1 ano e 06 meses de duração, foram trabalhados: a execução das aulas e do Programa de Aprendizagem Rural, O que é ser Jovem Aprendiz ?; conhecendo instituição formadora SENAR; A oportunidade de trabalho na empresa após a formação; as práticas profissionais na empresa, principais dicas para o trabalho, comunicação no trabalho, dinâmicas para o trabalho em equipe.
Durante a aula os jovens aprendizes também receberam a visita da colaboradora da empresa Rafaela Oliveira, que foi jovem aprendiz na turma de 2016 e o Instrutor do SENAR Rio e colaborador da Rica, Klinger Faria que contaram aos jovens sobre a experiência de ser jovem aprendiz na empresa, para animar e acalmar os jovens com esta primeira experiência profissional de maior parte deles.
Programa de Aprendizagem Profissional Rural
O SENAR Rio de Janeiro realiza capacitação dos jovens aprendizes dos empregadores da área rural em cumprimento ao Art. 429 da CLT e Lei 10.097/2.000, que tem natureza especial de contratação, cujo objetivo principal é a formação profissional do aprendiz e sua eventual efetivação como empregado normal.
O Programa de Aprendizagem Profissional Rural do SENAR é dividido em três núcleos: básico, intermediário e prática profissional, com carga horária dos cursos variando de 800 a 960 horas. No momento, estamos realizando turmas nos municípios Rio Claro e Araruama.