O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Rio de Janeiro (SENAR Rio), em parceria com o Sindicato Rural de Rio Bonito, realizou o treinamento de Derivados do Mel, que faz parte do portfólio de ações de Formação Profissional Rural (FPR).
Realizado em 3 dias e dividido em etapas, o treinamento capacita os participantes na produção de pães de mel recheados, sabonetes de mel, velas com cera de abelhas, cookies de aveia e mel, molhos a base de mel, entre outros.
Os participantes contaram a experiência após a conclusão do treinamento:
“Eu já tinha feito o curso de apicultura intermediária e agora fiz o de derivados de mel para aprimorar meus conhecimentos e aplicar na profissão. O curso é muito bom e a instrutora Julia é nota mil”, Luiz Benito.
“Adorei o curso, e o que mais gostei foi de trabalhar com as velas. Eu já trabalhava com velas e o treinamento aumentou meus conhecimentos a respeito. Gostei muito da instrutora, no geral fiquei muito contente. Sempre que tiver mais cursos, vou fazer”, Adilene Teixeira Neto.
“Gostei muito do curso do SENAR. Eu trabalho com bolos, salgados e doces, e o treinamento está me ajudando muito a me qualificar mais para trabalhar com os derivados do mel e poder aumentar minha variedade de produtos e renda”, Elizabeth Magalhães.
“Fui presidente da Associação de Produtores Rurais e considero muito importantes para o meio rural esses treinamentos de aprendizagem e aperfeiçoamento. Eles capacitam e preparam o produtor para o mercado, além de contribuírem para o aumento da produção e da renda. Os treinamentos são muito bons. O SENAR Rio, a mobilizadora do Sindicato de Rio Bonito e a instrutora estão de parabéns”, Eduardo Soares.
“Já fui carreteiro, hoje sou corretor. Eu gostei muito do treinamento. Aprendi a mexer com os derivados de mel, produzir coisas diferentes, e foi muito gratificante. A gente teve acesso a mais conhecimento e pôde melhorar para produzir. A instrutora Julia é muito boa, gostei muito de tudo”, Idélio de Oliveira Lima.
A instrutora do SENAR Rio, Julia Gazzoni, citou o objetivo do treinamento e como a variedade de aplicações pode contribuir com os participantes e comércio local:
“O treinamento foi muito proveitoso. Eu senti que conseguimos abrir os olhos dos participantes que trabalham com apicultura e conseguimos diversificar a produção, além de ser mais uma fonte de renda, de chegar em lugares como padarias, hotéis, lojas de decoração e confeitarias. Através do curso, vimos que a apicultura não é apenas o mel, temos outros produtos que podem ser aplicados, outras formas de diversificar a produção. É o principal objetivo do curso e foi atingido, os participantes ficaram encantados e conseguiram trabalhar com os produtos das abelhas e derivados do mel”
Mais sobre as ações de Formação Profissional Rural
A Formação Profissional Rural (FPR) é um processo educativo, sistematizado, que se integra aos diferentes níveis e modalidades da educação e às dimensões do trabalho, da ciência e da tecnologia, objetivando o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes para a vida produtiva e social, atendendo às necessidades de efetiva qualificação para o trabalho com perspectiva de elevação da condição sócio profissional do indivíduo.
Quer saber mais? Clique aqui.
Acompanhe nossas redes sociais: Facebook | Instagram | Linkedin | Twitter | YouTube