SENAR Rio e Sindicato Rural de Campos dos Goytacazes realizam treinamento de Operação e Manutenção de Retroescavadeira em Cardoso Moreira

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Rio de Janeiro (SENAR Rio) realizou nesta semana em parceria com o Sindicato Rural de Campos dos Goytacazes o treinamento de Operação e Manutenção de Retroescavadeira, no Município de Cardoso Moreira, localizado na região Norte Fluminense.

O treinamento tem como objetivo principal a orientação e instrução voltadas para a segurança e a saúde do profissional que atua ou irá atuar na atividade de escavação e terraplenagem.

Neste evento os participantes debatem questões relacionadas às exigências das Normas Regulamentadoras do Governo Federal e legislação para o operador de retroescavadeira. Também durante o evento, o instrutor apresenta noções do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e questões ambientais, que são requisitos importantes para o operador antes de atuar e iniciar qualquer atividade de escavação e movimentação de materiais.

Os participantes também  aprendem sobre a máquina e a área a ser trabalhada, o licenciamento necessário para realizar as operações, noções e conceitos dos motores a diesel e seus sistemas, conceituação e aplicação dos lubrificantes que são utilizados numa retroescavadeira, entre outros.

Delorme Correa Junior, instrutor do SENAR Rio: “Todo o conteúdo do treinamento é discutido em conjunto com os participantes, para então avaliarmos de de forma dinâmica, com perguntas e debates. Além disso, temos a prática de operação, destacando sempre a segurança e conscientização do operador a respeito dos riscos da atividade e da legislação, que são requisitos básicos para o profissional que vai operar a retroescavadeira.”

Julimar da Silva Ferreira, participante: “Para mim o treinamento foi muito produtivo, porque ganhei experiência com a máquina e se um dia eu precisar na propriedade, já tenho uma noção do que fazer e estarei preparado. Antes eu não tinha a menor ideia de como manusear, muita gente diz que é fácil, mas não é. Agradeço ao SENAR Rio e ao Sindicato de Campos por proporcionar esse conhecimento para nós.”

Acompanhe nossas redes sociais: Facebook | Instagram | Linkedin | Twitter | YouTube

2021-05-25T14:19:54-03:00 sexta-feira, 21 de maio de 2021|