Em parceria com o Sindicato Rural de Araruama, o SENAR-Rio iniciou turma de Aprendizagem na empresa Agroindustrial São João S/A – AGRISA, em Cabo Frio.
Nesta primeira aula, Raquel Lima (Coordenadora do Programa de Aprendizagem), falou para os jovens e seus pais sobre como funciona o Programa, o mercado de trabalho, direitos e deveres do jovem, o Curso de Capacitação de Supervisor em Exploração Agrícola, que eles iniciam com o SENAR-Rio, e a importância do trabalho em equipe e relacionamento interpessoal. Depois, foi a vez de Thacyane Andrade (Monitora do Programa na AGRISA) fazer uma apresentação do grupo Polimix, que a empresa Agrisa S/A faz parte. Após a apresentação, os jovens receberam equipamentos de proteção para o trabalho e tiveram uma ambientação sobre segurança do trabalho na usina, com o técnico do setor, Welington dos Santos.
Há sete anos o SENAR-Rio realiza turmas de Aprendizagem junto à empresa Agrisa S/A, indústria de etanol, que faz parte do grupo Polimix Energia, para cumprimento da cota de aprendizagem da empresa em conformidade à Lei 10.097/2.000.
Foram matriculados neste período 109 jovens em ações de Cultivo de Plantas Industriais, Assistente Administrativo e Supervisor de Exploração Agrícola, ações de 960 e 800 horas, com atividades teóricas e práticas e vivência profissional no ambiente de trabalho. A turma iniciada é composta de jovens, entre 17 e 20 anos, com ensino médio concluído e em execução.
A Coordenadora do Programa na empresa, Melissa Moreira, destacou a preocupação com a realização do Programa:
“Temos um grande carinho e responsabilidade com o Programa de Aprendizagem na empresa, principalmente, no que tange a critérios de segurança do trabalho e no desenvolvimento profissional dos jovens. Em quase todas as turmas, tivemos egressos do Programa efetivados pela empresa. Em nossa última turma, finalizada em julho, 5 jovens foram contratados e hoje fazem parte do nosso quadro de funcionários.”
O SENAR-AR/RJ realiza capacitação dos jovens aprendizes de empresas em cumprimento ao Art. 429 da CLT e Lei 10.097/2.000, que tem natureza especial de contratação, cujo objetivo principal é a formação profissional do aprendiz e sua eventual efetivação como empregado normal.