Mais uma turma do Programa Especial Mulheres em Campo, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Rio de Janeiro, foi concluída. É a primeira turma do Programa no Município de Carmo, em parceria com o Sindicato Rural. A turma contou com a participação de 8 alunas, que viram no Programa uma oportunidade de adquirir novos conhecimentos e desenvolver habilidades e atitudes empreendedoras.
O curso teve início em novembro de 2020, mas devido à pandemia, foi suspenso e teve retorno em fevereiro de 2021. Durante o período de afastamento, as atividades entre participantes e facilitadora continuaram através das mídias sociais, na troca de informações, mantendo vivos os assuntos abordados nos encontros, esclarecendo dúvidas e o mais importante, dando suporte emocional umas às outras para enfrentar um momento tão difícil.
Gleiciane Pimentel, instrutora do SENAR Rio, destacou a importância do Programa para o público feminino:
“Com o Programa Mulheres em Campo, buscamos despertar no público feminino o interesse pela gestão e, assim, ampliar o protagonismo feminino na administração das empresas e atividades rurais, auxiliando sua família, ou até mesmo identificando uma nova oportunidade de negócio.”
Durante os encontros/aulas são desenvolvidas competências de empreendedorismo e gestão, trabalhando ferramentas de planejamento, bem como a possibilidade de identificar oportunidades para transformar uma atividade produtiva até então corriqueira em negócio lucrativo.
“Participar do Programa foi ótimo. Aprendi a dar valor aos meus negócios e agora vou colocar em prática o que aprendi. Agradeço ao SENAR e ao Sindicato Rural por estarem proporcionando estes cursos maravilhosos, e também a Gleiciane, que é muito atenciosa com a gente. Sempre que eu puder, estarei participando.” Participante Solange de Mello Paixão Curty
“Eu gostei muito do Programa pelo que ensina de empreendedorismo. Está ajudando muito no meu negócio, pois comecei a colocar em prática as regras que aprendi. Agradeço a instrutora Gleiciane e também a querida mobilizadora do Sindicato, Elaine, por todo incentivo. Sou muito grata à todos!” Participante Marinete Rimes de Azevedo
“Foi um imenso prazer participar do Mulheres em Campo. As aulas foram extremamente interessantes, pude aprender bastante sobre empreendedorismo e planejamento voltado para a minha produção. Aprendi muito com a gestão de custo, principalmente a fazer os meus cálculos na hora de produzir. Esse é um aprendizado que levarei para a vida, pois me ajuda tanto no pessoal, quanto nos negócios. Quero parabenizar a instrutora Gleiciane pelo trabalho incrível que foi feito. Pude aprender bastante nas suas aulas e com suas dicas, e agora tenho um jeito novo de olhar e saber dar valor no que faço. Sou muito grata pela realização do Programa em nosso Município!” Participante Polijheny Gonçalves Domingos
“O primeiro Programa Mulheres em Campo foi um sucesso em Carmo. Despertou interesse nas produtoras rurais em comercializar seus produtos com satisfação pessoal, pois aprenderam a empreender. A instrutora Gleiciane incentivou as alunas a participarem de discussões, dinâmicas e atividades em grupo. Foi muito bom! Houve um despertamento na utilização da matéria prima que cada produtora tem em sua propriedade. Estou realizada com estas Mulheres em Campo!” Mobilizadora do Sindicato Rural de Carmo, Elaine Nascimento Monteiro
Sobre o Programa Mulheres em Campo
Competência, capacidade de superação, de fazer mais de uma atividade ao mesmo tempo, sensibilidade, jogo de cintura e determinação. Essas são algumas das características que impulsionam as mulheres a ocuparem, cada vez mais, novos espaços, no campo e na cidade.
Com foco e dedicação elas superam desafios para aproveitar as oportunidades de crescimento pessoal e profissional. Mas no meio rural, ainda precisam de acesso ao conhecimento para contribuir mais com o sucesso das propriedades.
O SENAR criou o programa MULHERES EM CAMPO para despertar o interesse pela gestão e, assim, ampliar o protagonismo feminino na administração das empresas rurais.
O programa desenvolve competências de empreendedorismo e gestão, orienta na descoberta do potencial de cada participante e da propriedade, ensina a planejar e a transformar uma atividade em negócio.
Público-alvo
Produtoras rurais com escolaridade mínima de 5º ano (antiga 4ª série).
Carga horária
Carga horária total de 40 horas, dividida em cinco encontros de 8 horas, com intervalos de 7 dias entre eles, onde as participantes ampliam conhecimentos.
Durante os encontros, as mulheres participam de discussões, dinâmicas, atividades de grupo, realizam atividades individuais e com a suas famílias. Também fazem estudos de caso e outras formas de exposição, que tornam o aprendizado mais efetivo e interessante.
Para maiores informações, basta procurar o Sindicato Rural de sua região ou fazer contato através do e-mail senar@senar-rio.com.br.