SENAR Rio amplia atuação da Assistência Técnica e Gerencial e inicia atividades na cadeia produtiva da Fruticultura

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Rio de Janeiro (SENAR Rio) atua em parceria com o Sebrae e Sindicatos Rurais no Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) desde 2016. Inicialmente o trabalho envolvia as cadeias produtivas de Bovinocultura de Leite e Café, expandindo para a Pecuária de Corte e Olericultura. No ano de 2021, ampliaremos o trabalho para produtores rurais da cadeia produtiva da Fruticultura, beneficiando inicialmente produtores de laranja e abacaxi do Estado.

A laranja do Estado do Rio de Janeiro, historicamente cultivada na região de Itaboraí, está vivendo um momento de grande expansão com o processo de Indicação Geográfica. O sabor diferenciado das frutas produzidas na região de Tanguá, vai garantir aos produtores um selo emitido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), comprovando sua qualidade única e sua origem. Segundo o último levantamento divulgado pela Pesagro-RJ (Empresa de Pesquisa Agropecuário do Rio de Janeiro), em dezembro de 2018, 830 citricultores fluminenses realizavam uma colheita superior a 70 mil toneladas da fruta. O Sindicato Rural de Itaboraí será o parceiro responsável pela mobilização e seleção dos produtores rurais que receberão a assistência na região.

Na cultura do abacaxi, atuaremos com o Sindicato Rural de Campos dos Goytacazes na Região Norte Fluminense,  atendendo produtores dos municípios de Campos, São João da Barra e São Francisco do Itabapoana. De acordo com a EMATER-RIO, são aproximadamente 750 produtores de abacaxi em atividade nos municípios.

De acordo com Maurício Salles, Coordenador Estadual da ATeG no Rio de Janeiro, poderão ser beneficiados neste primeiro momento até 100 produtores de laranja e abacaxi. Ainda de acordo com Salles, a metodologia da ATeG do SENAR tem como base a adequação tecnológica e a gestão econômica e financeira das propriedades atendidas, e como objetivo, colaborar com o desenvolvimento da cadeia produtiva da Fruticultura no Estado, gerando renda e emprego para o meio rural.

Sobre a Assistência Técnica e Gerencial

Criado em 2013 pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, o Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) tem como principal objetivo atender produtores rurais de todas as regiões brasileiras, possibilitando o acesso a um modelo de assistência técnica associado à consultoria gerencial, em consonância com as ações Formação Profissional Rural.

O Programa ATeG do SENAR conta com uma metodologia própria e inovadora, que tem por objetivo disseminar novas tecnologias e formas de manejo que possibilitem ao produtor obter maior conhecimento sobre a sua atividade, permitindo o desenvolvimento do seu negócio.

Além das técnicas de manejo da produção, o Programa realiza o acompanhamento gerencial das propriedades rurais, controlando custos e medindo os resultados econômicos das atividades.

Saiba mais clicando aqui.

Acompanhe nossas redes sociais: Facebook | Instagram | Linkedin | Twitter | YouTube

2021-05-18T15:14:57-03:00 terça-feira, 18 de maio de 2021|