SENAR Rio alerta para o início da campanha de combate à febre aftosa

 

Nesta quarta-feira, 1º de novembro, deu início a mais uma nova etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa no Rio de Janeiro, que seguirá até o dia 30/11. A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, por meio da Superintendência de Defesa Agropecuária, tem a expectativa de imunizar mais de 800 mil bovinos e bubalinos com até 2 anos de idade.

O estado do Rio de Janeiro está atualmente passando por avaliação para a possível suspensão da vacinação contra a febre aftosa a partir de 2024. Essa suspensão da vacinação de todo o rebanho faz parte do Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PNEFA).

Para que o estado fluminense deixe de vacinar, é preciso que ele cumpra as metas do plano estratégico, fortaleça a parceria do setor produtivo com o setor público e garanta a qualidade do serviço veterinário oficial.

Na primeira fase da campanha, no estado do Rio, foram imunizados 2,4 milhões de bovinos e bubalinos de todas as idades, registrando o índice de 92,30% dos animais vacinados contra a doença, ultrapassando a meta estabelecida pelo MAPA – Ministério da Agricultura e Pecuária, de 90% de cobertura vacinal.

Iniciativas Durante o mês de campanha será realizado o VII fórum estadual do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PNEFA) no dia 23 de novembro, na sede do SENAR Rio. Em breve mais informações. Além disso, o SENAR Rio está com as inscrições gratuiras para o minicurso “Sanidade Animal – Febre aftosa”, em sua plataforma ead.senar-rio.com.br.

São duas iniciativas para auxiliar na informação sobre a doença, sobre o programa nacional, o plano estratégico, notificação e vigilância.

No link https://bit.ly/2FUeQqT  é possível ter acesso aos e-mails e endereços dos núcleos de Defesa Agropecuária.

Para mais informações: WhatsApp: 21/99220.4708 E-mail: ead@senar-rio.com.br

2023-11-06T09:14:48-03:00 quarta-feira, 1 de novembro de 2023|