Nos últimos anos, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) tem aumentado sua atuação em ações para facilitar o acesso da população rural aos serviços de saúde. Uma dessas iniciativas é o programa de Saúde do Homem, que já promoveu mais de 106 mil atendimentos para produtores, trabalhadores rurais e seus familiares desde 2016.
O programa foi implantado em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). Desde então, o Senar realiza eventos com palestras educativas, consultas médicas, atualização da carteira de vacinação e exames preventivos para detecção de infecções sexualmente transmissíveis e outras doenças.
Neste período, o programa possibilitou, por exemplo, a prevenção e o diagnóstico precoce de câncer de próstata por meio da realização de 46.808 exames de PSA e 17.681 exames de toque retal, dentro de ações voltadas para o Novembro Azul.
“Geralmente a rotina do homem rural inviabiliza que ele saia da lida no campo e vá até à cidade em busca de atendimentos preventivos. À medida que o Senar leva os serviços de saúde até o meio rural, onde ele está, percebemos que existe uma adesão muito grande. Eles realmente aproveitam a oportunidade”, destacou a assessora técnica da Coordenação de Formação Inicial e Continuidade e Promoção Social do Senar, Magali Eleutério.
As ações de saúde preventiva ocorrem durante o ano todo e têm o apoio das prefeituras, secretariais municipais, administrações regionais do Senar e sindicatos de produtores rurais dos municípios.
Vídeos – O Senar também disponibilizou uma série de vídeos intitulada “Conversa com o especialista”, em que o médico Drauzio Varella dá dicas de saúde, sendo um deles sobre saúde do homem. Assista ao vídeo: