O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Instituto Lado a Lado pela Vida lançaram na terça (28) um vídeo para explicar as principais dúvidas sobre a prevenção e o combate ao novo coronavírus no meio rural.
O conteúdo é o primeiro de uma série de três vídeos sobre o tema. No primeiro vídeo, o médico urologista Vinicius Panico responde questões sobre como ocorre a contaminação pelo coronavírus; como os produtores e trabalhadores rurais podem se proteger da contaminação e quando as pessoas devem entrar em quarentena.
Uma das recomendações de prevenção é disponibilizar lavatórios com água e sabão em vários pontos da propriedade rural para higienização constante das mãos.
Outra orientação é a avaliação do estado geral de todas as pessoas que precisam ir até a propriedade rural. Caso alguém apresente algum sintoma da Covid-19, como febre, tosse seca ou falta de ar, o gestor rural deve ser comunicado para tomar as devidas providências de proteção à saúde.
De acordo com o médico, pessoas infectadas que apresentam sintomas leves devem permanecer em isolamento domiciliar. Em casos de febre acima de 37,3 °C por vários dias, falta de ar e tosse seca persistente a pessoa deve procurar um agente de saúde. Se for confirmado o diagnóstico, o prazo da quarentena será estipulado pelo médico.
Assista ao vídeo na íntegra:
O Senar e o Instituto Lado a Lado pela Vida também produziram um podcast para esclarecer dúvidas sobre a prevenção do novo coronavírus nas propriedades rurais. Confira aqui.
Para conhecer outras ações do Sistema CNA/Senar para o setor agropecuário brasileiro em meio à pandemia, acesse: https://www.cnabrasil.org.br/n…