O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) anunciou ajustes com o intuito de readequar as atividades presenciais do curso Técnico em Agronegócio no período de distanciamento social em razão da crise do coronavírus.
Durante a pandemia, haverá aprendizagem remota e o conteúdo presencial será acessado no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).
A coordenadora de Educação Formal da Diretoria de Inovação e Conhecimento do Senar, Maria Cristina Ferreira, explica que, devido à continuidade do isolamento social, as atividades presenciais do primeiro semestre de 2020 foram remodeladas para garantir segurança e bem-estar aos alunos e tutores.
“O Senar elaborou a estratégia de trabalhar com a aprendizagem remota porque é uma solução de ensino a distância compatível com as aulas presenciais do curso Técnico em Agronegócio e atende às exigências do Ministério da Educação”, destaca Maria Cristina.
A coordenadora explica que a plataforma de ensino, já utilizada pelos estudantes para acessar o conteúdo a distância, foi ajustada para transmitir os novos conteúdos pelos tutores presenciais.
“Além dos ajustes na plataforma, o Senar está capacitando os tutores presenciais para a utilização dessa nova ferramenta”, ressalta a coordenadora. Atualmente, a formação técnica tem carga horária de 80% a distância e 20% presencial.
As aulas presenciais remotas do primeiro semestre, incluindo as provas, serão realizadas de 08 de junho a 12 de agosto, de acordo com o calendário divulgado pelo polo de ensino aos alunos matriculados.
Desde o início da pandemia, as aulas a distância ocorrem normalmente para os mais de cinco mil alunos matriculados na formação técnica em 150 polos de educação distribuídos em todo o País.