Segunda etapa da Campanha de Vacinação contra aftosa é prorrogada

A segunda etapa da Campanha de Vacinação contra Febre aftosa no Rio de Janeiro agora vai até 30 de dezembro de 2022, para a vacinação de animais de todas as idades.

A ampliação do prazo, que terminaria nesta quarta-feira, (30/11), vai possibilitar aos pecuaristas vacinar seus rebanhos e entregar a declaração de vacinação em uma das unidades da Defesa Agropecuária do Estado.

Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento iniciou a vacinação no dia 1° de novembro e solicitou ao Ministério para que o prazo fosse aumentado após pedido da Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do estado do Rio de Janeiro (Faerj).

Durante a segunda etapa da Campanha, neste mês de novembro, a equipe gestora estadual do PNEFA – Programa Nacional de Vigilância para a febre aftosa, realizou o sexto fórum estadual no dia 10, em Campos dos Goytacazes, com transmissão simultânea, que este ano trouxe o tema Febre Aftosa: avanços e novos desafios, visando dar informações  atualizadas sobre o andamento do PNEFA e quais benefícios isso tem gerado para a pecuária fluminense a criadores, profissionais, estudantes e outros interessados no segmento.

Quem não participou do evento, poderá assistir a todas as suas palestras na Plataforma EAD do SENAR – Rio de Janeiro www.ead.senar-rio.com.br, com certificado de participação.

Ao todo são quatro palestras, com os temas: Programa de Vigilância Sanitária para Febre Aftosa no Estado do Rio; Boas práticas pecuárias e biossegurança com enfoque em febre aftosa; Impactos econômicos na pecuária de corte brasileira com a retirada da vacinação contra a febre aftosa; Importância do Fundo Privado Emergencial à saúde animal e para a pecuária.

Outras informações: ead@senar-rio.com.br ou WhatsApp: (21) 99220-4708

Passo a passo para vacinar o rebanho:

  • Adquirir as vacinas em lojas autorizadas;
  • Transportar em caixa de isopor com gelo;
  • Aplicar 2 ml na tábua do pescoço;
  • Preencher toda declaração de vacinação;
  • Enviar a declaração e nota fiscal diretamente para um dos núcleos de Defesa Agropecuária do seu município via e-mail ou preencher o formulário disponível no site da Secretaria de Agricultura.
2022-12-01T16:15:21-03:00 quinta-feira, 1 de dezembro de 2022|