Adriana Gonzaga e Carlos Alberto Nogueira | Quatis – RJ
A história de Adriana Gonzaga e Carlos Roberto Nogueira é semelhante a muitas outras de sucessão familiar no campo. A família Nogueira já vivia na cidade há muito tempo e assumiu por herança uma propriedade rural. No inicio tudo parecia bem, mas a falta de conhecimento técnico e gestão dificultou a vida da família. Problemas que o Negócio Certo Rural e os cursos oferecidos pelo SENAR-Rio ajudaram o casal a resolver.
Adriana e Carlos são casados há 17 anos e têm dois filhos, Douglas e Alicia, de 14 e 4 anos. Ela era concursada da Prefeitura de Resende e Carlos trabalhava na indústria. Em 2013, a família assumiu a propriedade deixada de herança pelo pai de Adriana Gonzaga, em Quatis, na região Sul Fluminense do Rio de Janeiro. Na época, a propriedade produzia 200 litros de leite por dia com 16 animais. No entanto, não havia regras para a ordenha, nem mesmo um curral. Todo o serviço era realizado por um funcionário. A propriedade não tinha uma residência, somente uma casa de bomba, que a família reformou para passar os fins de semana e acompanhar o serviço de perto.
Em 2014, Adriana pediu exoneração da Prefeitura e seu esposo saiu da indústria. Foi quando decidiram se dedicar a propriedade. Com os recursos da rescisão de trabalho investiram em mais animais, chegando a ter 42 e retirando 670 litros de leite, não obtendo lucro algum com a atividade. No ano seguinte, com o serviço não realizado da maneira correta e sem o conhecimento técnico do rebanho, logo o casal começou a perder animais e teve que vender outros para cobrir custos com os que ficavam doentes. Saíram de 670 litros apenas 50 litros de leite por dia. Situação desesperadora.
Já estavam prestes a desistir, quando o Sindicato Rural de Barra Mansa convidou alguns produtores da região para conhecer o Negócio Certo Rural. Adriana aceitou fazer o curso de primeira. Precisava de muita ajuda e informações de como gerenciar sua propriedade. Expôs sua situação, trabalhou seu projeto de consultoria individual e percebeu que poderia ter sucesso no seu trabalho.
Adriana revela ainda que a visita do Instrutor Mozart Neto foi fundamental para verificar o potencial da propriedade para pecuária leiteira.