O projeto final “Demanda e Viabilidade econômica da produção de folhosas hidropônicas em Campos dos Goytacazes – RJ”, do Curso Técnico em Agronegócio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Rio de Janeiro – SENAR Rio, foi transformado em um artigo e apresentado no 2ª Congresso Luso-Brasileiro de Horticultura, sendo aceito pelo comitê editorial para publicação na Acta Portuguesa de Hortuguesa.
Incentivados durante a construção do projeto final na UC de Tópicos Especiais pelo tutor orientador Paulo Cesar, os alunos transformaram o projeto em um artigo e submeteram ao comitê do 2o Congresso Luso-Brasileiro de Horticultura, realizado de 22 a 25 de maio em Goiânia – GO.
Paulo Cesar, que expôs o trabalho no Congresso, ressaltou a importância para um técnico recém-formado participar de um evento internacional:
“O projeto final deles foi muito bem feito. Era preciso incentivar que eles dessem viabilidade a este trabalho, assim surgiu a ideia. Além disso, a participação em um evento internacional proporciona a troca de experiências e aprendizados aos jovens.“
Marciano da Rocha Gomes e Margarete de Souza, os autores e alunos formados do Curso Técnico em Agronegócio no polo de Campos dos Goytacazes, falaram do orgulho que sentiram:
“Nunca imaginamos que teríamos esta oportunidade. Estamos muito satisfeitos. O nosso trabalho ficará disponível em uma plataforma podendo ser consultado por outras pessoas. Agradecemos ao SENAR Rio e ao Sindicato Rural de Campos dos Goytacazes. Realizamos o curso na nossa cidade e hoje vemos o agronegócio mais próximo da gente.“
O presidente do Sindicato Rural de Campos dos Goytacazes, Ronaldo Bartholomeu Júnior, falou sobre a satisfação com esta conquista:
“Os alunos estão de parabéns! Para nós é muito gratificante ter um projeto final da primeira turma formada pelo polo de Campos dos Goytacazes selecionado para apresentação no Congresso, e agora para publicação, ficando disponível para consulta a toda comunidade acadêmica não somente de Portugal e Brasil.”
Realizado a cada dois anos, um ano no Brasil e outro em Portugal, o Congresso Luso-Brasileiro de Horticultura foi proposto com o intuito de criar um espaço de conhecimento, troca de experiências, pesquisas e inovações, além da formação de fórum que articula com todas as partes interessadas na discussão e desenvolvimento nos diferentes ramos da horticultura do Brasil e de Portugal.