Com o intuito de alcançar mais produtores, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural no Rio de Janeiro (SENAR) iniciou em maio o projeto de expansão do programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG). A meta da instituição é aumentar em 30% o número de produtores atendidos no estado.
Para viabilizar o crescimento do programa, equipes de agentes credenciadas pelo SENAR são distribuídas por diferentes áreas do país com a finalidade de elaborar planos de ação em cada região, considerando as particularidades das administrações regionais, estudos e diagnósticos locais.
No Rio de Janeiro, iniciam hoje (13) as visitas de campo para uma nova cadeia produtiva, que é a de avicultura. Ao todo, a previsão é de que 40 produtores sejam atendidos nos municípios de Teresópolis e São Jose do Vale do Rio Preto. As ações são realizadas em parceria com os sindicatos rurais de Teresópolis e Petrópolis, respectivamente, e recebem o apoio da Secretaria de Agricultura de São José do Vale do Rio Preto.
A proposta de crescimento dos acompanhamentos realizados pela ATeG consiste em uma oportunidade para produtores rurais que desejam potencializar e desenvolver suas propriedades com atendimentos gratuitos realizados por especialistas do SENAR durante um período de dois anos, a partir de visitas mensais que duram no mínimo 4 horas em cada propriedade.
Durante o período, o produtor se beneficiará de uma metodologia desenvolvida e fundamentada em 5 etapas que buscam o desenvolvimento da propriedade rural atendida: diagnóstico produtivo individualizado; planejamento estratégico; adequação tecnológica; capacitação profissional complementar; e avaliação sistemática de resultados.
Maurício Salles, Gerente da ATeG no Rio de Janeiro, ressalta sobre a importância da parceria entre o SENAR e os produtores rurais fluminenses. “A Assistência Técnica e Gerencial do SENAR é uma possibilidade real do produtor alcançar o sucesso na atividade rural, não somente pela adequação tecnológica que a nossa metodologia preconiza, mas também pela adoção de boas práticas de gestão ”, disse.
A proposta de Assistência Técnica e Gerencial do SENAR no Rio de Janeiro conta com o SEBRAE como parceiro. Até o momento são atendidas as cadeias produtivas do Café, Leite, Carne, Horticultura, Fruticultura, Agroindústria de Origem Animal e Avicultura.
Como Participar?
Os produtores rurais interessados em participar do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do SENAR devem entrar em contato com o sindicato rural de sua cidade.