No dia 08 de setembro, foi realizada mais uma ação do Programa Cidadania Rural, desta vez, fomos ao município de Italva, Região Noroeste Fluminense, na acolhedora cidade do quibe!
Durante o encontro, nosso Coordenador de Arrecadação, Marcos André Ravizzini, se reuniu com membros do Setor de Contabilidade, Controle Interno, Secretaria de Educação e Setor Fiscal da Prefeitura Municipal de Italva. O encontro foi promovido pela diretoria da Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Italva (COPAFI).
Durante a visita, nosso Coordenador orientou sobre o procedimento para realizar os Recolhimentos Previdenciários obrigatórios utilizando o sistema eSocial e a EFD-Reinf. Neste caso, a orientação segue a regra para empresas adquirentes de produtos diretamente de produtor rural, como no caso a Cooperativa e a Prefeitura.
Programa Cidania Rural
O Programa, inicialmente denominado “Projeto Cidadania Rural”, foi criado em 1999 pelo SENAR, em parceria com a Coordenação de Informações Institucionais do INSS, para orientar e informar homens e mulheres do campo sobre direitos e deveres, com foco na legislação previdenciária e tributária.
No desenvolvimento das ações, o SENAR conta com a parceria de órgãos públicos e dos Conselhos Regionais de Contabilidade.
As ações voltadas à execução do programa buscam conciliar a programação das Administrações Regionais e dos parceiros, em todos os Estados, Municípios e no Distrito Federal, por meio de eventos e de distribuição de materiais.