Nesta semana, em Nova Friburgo, aconteceu o curso de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) – Pecuária de Corte, realizado no âmbito do convênio do “Programa de Assistência Técnica e Gerencial: cafeicultura, bovinocultura de leite e de corte”, firmado entre o SENAR Rio de Janeiro e o SEBRAE.
Com o objetivo de capacitar e oferecer parâmetros produtivos aos técnicos que atuarão no Programa, professores e pesquisadores vieram a Nova Friburgo ministrar o curso, que teve duração de 40 horas e contou com a participação de 40 técnicos de todas as regiões do Estado do Rio de Janeiro.
Iniciando o curso no dia 13, Marco Antonio Penati (Coordenador do Centro de Treinamento de Recursos Humanos do Departamento de Zootecnia de ESALQ/USP), falou sobre suplementação, recuperação e estabelecimento de pastagens e planejamento do sistema de produção.
No dia 14, foi a vez do professor Moacyr Corsi (professor titular da Universidade de São Paulo), que palestrou sobre o potencial de produção animal em pastagens, índices zootécnicos e manejo do pastejo.
Para concluir o curso, no dia 16 os técnicos receberam Miguel Menezes (engenheiro agrônomo pela ESALQ/USP), que abordou o planejamento do pastejo diferido, calagem e adubação corretiva, adubação nitrogenada e controle de pragas.
O evento também contou com a presença dos presidentes dos Sindicatos Rurais de Araruama (Stella Romanos), Bom Jardim (Roberto Monnerat), Campos dos Goytacazes (Ronaldo Bartholomeu), Conceição de Macabu (Maurício Salles), Duas Barras (Henrique Fernandes), Nova Friburgo (Pércio Portz) e Paraíba do Sul (Carlison Costa).
Stella Romanos, que é também presidente da EMATER-Rio, relembrou a importância do trabalho dos Sindicatos Rurais, da atuação das lideranças locais para a representatividade do produtor e falou sobre a importância de trabalharmos efetivamente com a pecuária de corte, tanto em pequenas quanto em grandes propriedades do Estado do Rio de Janeiro.
Na quinta-feira (16), o presidente da FAERJ/SENAR-Rio, Rodolfo Tavares, esteve presente no evento e reafirmou o compromisso em representar os interesses do setor, ressaltando a responsabilidade e o comprometimento dos técnicos em trabalharem com as famílias e os bens dos produtores rurais.
Após o término da capacitação, serão selecionados os primeiros técnicos que realizarão o atendimento inicial em 25 propriedades de gado de corte em todo o Estado.