No dia 28 de setembro, celebramos o Dia Mundial Contra a Raiva, uma data dedicada a conscientizar a população sobre essa doença grave e destacar a importância da prevenção.
Aproveitando a ocasião, o Senar Rio lançou o curso “Sanidade Animal: Raiva”, disponível no EaD SENAR Rio.
Desenvolvido pela médica veterinária Mariana de Oliveira Paiva Duque, especialista no assunto, o conteúdo tem o objetivo de alertar sobre os perigos da raiva bovina e a necessidade de um controle rigoroso dessa zoonose.
Entre os assuntos estão seus vetores principais, formas de transmissão, diagnóstico e métodos de prevenção. O curso é voltado para produtores rurais e pessoas que lidam diretamente com estes animais.
Maurício Salles, gerente de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar Rio, ressalta que a raiva bovina tem um impacto econômico significativo para os produtores rurais. ” A raiva bovina causa prejuízos diretos, pois afeta a rentabilidade das famílias. É necessário que a vacinação anual seja realizada, especialmente em áreas com maior prevalência da doença, como regiões com presença de morcegos hematófagos, que são os principais vetores”, disse.