Hoje, no especial do mês das mães do SENAR Rio, é a vez da Emília Sobreira, produtora rural de Laje do Muriaé e mãe de dois rapazes.
Emília se divorciou quando os filhos ainda eram pequenos e vendia panos de prato para sustentar a família. Herdou 4 alqueires e resolveu investir na atividade leiteira. Na época, eram produzidos 14 litros de leite por dia. Seu filho mais novo ainda tinha entre 3 e 4 anos de idade. Com muito trabalho, a produção foi aumentando e ela era a única fonte de mão-de-obra da propriedade e ainda precisava dividir o tempo para a criação dos filhos e afazeres domésticos.
“A maior dificuldade era acordar às 4h da manhã para tirar o leite e às 6h arrumar meu filho para levar para a escola, de charrete, enfrentando algumas situações complicadas como as enchentes do rio que cerca a propriedade. Em uma das vezes, a água batia na poltrona da charrete, meu filho precisava colocar os pés pra cima para não se molhar.”
Hérculles, o filho mais novo, citou a importância que a mãe sempre deu aos estudos:
“Por mais de uma vez minha mãe me levou para a escola no sábado e feriado. Como o trabalho na propriedade e a preocupação em não deixar eu perder aulas era grande, acabava confundindo os dias da semana. Ela nunca me deixou faltar um dia de aula sequer. Hoje eu curso faculdade de Ciências Biológicas.”
Com incentivo e ajuda do filho mais velho, o Norvan, Emília buscou a Assistência Técnica e Gerencial do SENAR Rio, após várias tentativas frustradas de melhorar sua produção de leite sozinha. Hoje, com a produção média de 150 litros diários, está muito feliz, pois essa melhoria proporcionou mais conforto, investimentos como a irrigação, 4 represas e a inacreditável energia solar.
Emília segue a vida muito feliz, apesar de todos os percalços da longa trajetória percorrida, onde cada dia é uma batalha vencida. Norvan está formado em Informática e o Hérculles cursando Ciências Biológicas.
Parabéns, Emília! 👏🌻
Acompanhe nossas redes sociais: Facebook | Instagram | Linkedin | Twitter | YouTube