Começa hoje, dia 01 de novembro, a segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa no estado do Rio de Janeiro, com a vacinação de bovinos e bubalinos de todas as idades.
Desde o ano passado, uma mudança na estratégia de vacinação alterou o calendário de imunização da Aftosa, no Rio de Janeiro e demais estados que compõem o Bloco IV do Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para Febre Aftosa (PNEFA) e, por isso, a segunda etapa de vacinação, no mês de novembro, não é mais para animais até 24 meses, como em outros anos.
Durante a campanha de vacinação, no dia 10 de novembro, das 14 às 17h, acontecerá o evento Febre Aftosa: avanços e novos desafios, realizado pela Equipe Gestora do Programa Nacional de Vigilância para Febre Aftosa no Rio de Janeiro (PNEFA-RJ), composta por várias instituições do setor privado, público e acadêmico, com o objetivo de reunir produtores rurais e profissionais do setor para uma tarde de conversa sobre a febre aftosa no Estado.
A participação no evento poderá ser presencial, no Centro de Convenções da UENF, em Campos dos Goytacazes, ou on-line no canal do Youtube do SENAR Rio.
A participação é gratuita, basta se inscrever no link: https://forms.gle/stkAyqFo642t9hMJ8
A febre aftosa é uma doença de grande impacto social e econômico, sendo a vacinação obrigatória e o produtor que não vacinar o rebanho e não realizar a declaração ficará impedido de movimentar seus animais.
Para realizar a vacinação do rebanho, o produtor deve adquirir as doses e mantê-las entre 2°C e 8°C até o momento da utilização e ficar atento às instruções:
- Adquirir as vacinas em lojas autorizadas;
- Transportar em caixa de isopor com gelo;
- Preencher toda declaração de vacinação;
- Enviar a declaração e nota fiscal diretamente para um dos núcleos de Defesa Agropecuária do seu município via e-mail ou preencher o formulário disponível no site da Secretaria de Agricultura.
Os contatos de e-mail dos Núcleos de Defesa Agropecuária podem ser acessados por meio deste link: abrir.link/AYOwD e o formulário de declaração de vacinação neste link: https://bit.ly/3tGkMYg.