Até o final de 2021, mais de 500 propriedades leiteiras vão receber a visita dos instrutores do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Rio de Janeiro (SENAR Rio), que atuam no Programa de Monitoria de Qualidade do Leite. O Programa, desenvolvido desde 2009 pela instituição, foi reestruturado durante a Pandemia do Covid-19 e traz enfoque diferenciado para auxiliar os produtores de leite na adequação às exigências das Instruções Normativas 76 e 77 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA.
Dentro dessa nova roupagem, o Programa oferece soluções para redução da Contagem Bacteriana Total, com duas visitas a propriedade para acompanhamento da ordenhas e capacitação da mão de obra com intervalo de até 60 dias, e a novidade: Controle de Mastite e Redução da CCS (Contagem de Células Somáticas), uma consultoria de médicos veterinários especializados que auxiliará o produtor com problemas crônicos de mastite e altos índices de CCS. O atendimento personalizado é feito em cada propriedade participante de maneira individualizada e se divide em 04 visitas com intervalos entre 30 e 60 dias. A primeira visita é de diagnóstico e as demais, de controle.
“O Galeno (instrutor do SENAR Rio) esteve aqui, teve a linguagem do povo do curral, o povo aceitou bem ele, veio aqui para ver e para consertar. O leite ficou muito bom, conseguimos resolver da sujeira do leite, enfim, já estou recebendo, estou gratificando e o pessoal está direitinho”, Selma Rangel, produtora de Campos dos Goytacazes.
Para a execução do Programa, destacamos a parceira com a Cooperativa Agropecuária de Macuco, Cooperativa Agropecuária do Vale do Itabapoana e o Laticínio Porto Alegre, que já se utilizam das soluções do SENAR Rio para a execução de seus Planos de Qualificação de Fornecedores de Leite, em cumprimento à IN 77 do MAPA.
Quer participar? Procure o Sindicato Rural mais próximo da sua propriedade ou seu laticínio.
Saiba mais sobre o Programa de Monitoria de Qualidade do Leite
Acompanhe nossas redes sociais: Facebook | Instagram | Linkedin | Twitter | YouTube