Parceria entre SENAR Rio e IFF viabiliza classificação e degustação de café

O laboratório da Cooperativa de Café do Norte Fluminense (Coopercanol), em Varre-Sai, está recebendo amostras de cafés de produtores da cooperativa e da Associação de Cafeicultutores do Alto Noroeste do Rio de Janeiro (ACEAN), com foco na produção de cafés especiais para classificação e degustação.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre o SENAR Rio e a Alqualis Jr, empresa júnior do curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos do IFF, em Bom Jesus do Itabapoana (RJ). As amostras poderão ser entregues em qualquer dia da semana. No entanto, o atendimento aos produtores é às terças-feiras e quinta-feiras, das 9h às 15h.

 

Para esse trabalho existem provadores treinados, alguns, inclusive, com qualificação de Q Grader. “Nosso trabalho é realizado com muita dedicação e profissionalismo, visando caracterizar o perfil sensorial dos cafés do Noroeste do Rio de Janeiro. Mesmo enfrentando um ano de desafios na maturação dos grãos, obtivemos cafés muito promissores e interessantes. É muito gratificante estar entre profissionais de excelência e poder contribuir com a cafeicultura do Rio de Janeiro. Inicialmente, a ideia é rodar um projeto-piloto por 6 meses”, destaca Daniel Coelho, professor e coordenador do projeto E Q Grader.

Aprimoramento

A avaliação dos cafés apresenta diversos benefícios para toda a cadeia produtiva. Os produtores passam a ter informações precisas, o que valoriza o produto e permite a identificação de pontos de melhoria. Compreendendo as características de um lote de café, os produtores podem ajustar práticas agrícolas de manejo e processos pós-colheita para aprimorar a qualidade nas safras subsequentes.

As informações são valiosas para compradores, torrefações e cafeterias, fornecendo um instrumento confiável para aquisição de matéria-prima diretamente dos produtores e valorizando seu trabalho.

Mais informações no Sindicato de produtores rurais

2024-08-07T15:21:56-03:00 quarta-feira, 7 de agosto de 2024|