No último final de semana, os jovens representantes do Estado do Rio de Janeiro, Gislayne Galvão, Renan Terra e Pedro Teixeira, participaram do último encontro do Programa CNA Jovem 2019 – Etapa Nacional, realizado em Brasília.
“A maior conquista não foi o troféu, a viagem, a visibilidade, mas sim o poder de transformação que o Programa proporciona aos jovens”, afirmou Renan Terra.
O Programa, que já está em sua terceira edição e tem como objetivo capacitar jovens lideranças para o setor agropecuário, contou com 61 participantes de 21 estados. Os jovens passaram por quatro meses de atividades e quatro encontros presenciais.
No último encontro, além das avaliações individuais, foram realizadas as avaliações de projetos coletivos, divididos em 6 grupos, conforme os desafios priorizados no início da Etapa Nacional. O grupo vencedor contou com uma representante do SENAR Rio, Gislayne Galvão, com a proposta da plataforma “Sustentar.e: conectando experiências”, projeto desenvolvido para comunicar o agro da melhor maneira possível e divulgar as ações da Assistência Técnica e Gerencial do SENAR.
Nas avaliações individuais, Pedro Teixeira, representante do Estado do Rio de Janeiro, foi um dos três vencedores do Programa. O trio vencedor foi eleito por uma comissão formada por técnicos da Diretoria de Educação Profissional e Promoção Social (DEPPS) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Já os grupos foram avaliados por uma banca composta pelo diretor-geral da Faculdade CNA, André Sanches; pela superintendente de Relações Internacionais da CNA, Lígia Dutra; pelo assessor técnico do DEPPS, Rafael Nascimento da Costa; e pelo especialista em Gestão de Projetos do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Pedro Cavalcante.
“Líderes não são descobertos ao acaso. Eles são construídos, e essa construção é possível de ser transmitida para outras pessoas que não enxergam esse poder em si mesmas. Esse programa é de liderança, mas mais do que isso, nos ensinou a acreditarmos em nós mesmos!” afirmou Pedro Teixeira.
O SENAR Rio parabeniza os jovens líderes pelo desempenho e comprometimento com o setor agropecuário de nosso Estado!
O Programa CNA Jovem
O CNA Jovem é uma iniciativa estratégica da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA, que por meio de capacitações do SENAR, pode descobrir potenciais de liderança na nossa juventude rural. A cada encontro, o desafio para que se desenvolvam e assumam progressivamente o protagonismo nas áreas institucional, sindical, político-partidária, educacional e empresarial.
Ao longo dos últimos cinco anos, o CNA Jovem, que começou com uma iniciativa nacional, ampliou-se, e hoje é um programa bem estruturado com visibilidade em todo o país.
Já foram realizadas duas Edições Nacionais, duas Edições Estaduais, uma Edição Especial com egressos, e constituída uma Rede que congrega os egressos de cada Edição em torno de atividades nas quais possam, ao mesmo tempo, desenvolver competências de liderança, atuar em questões de interesse do Sistema, e assegurar que os futuros líderes do Setor já disponham de um networking que cobre praticamente o Brasil inteiro.
Voltado para brasileiros com espírito de liderança, com idade entre 22 e 30 anos, formação técnica ou superior, o programa visa identificar e apoiar o desenvolvimento de novas lideranças para a agropecuária brasileira.
O jovem que participa do programa tem oportunidade de participar de trabalhos e discussões de grande relevância para o Brasil e terá acesso a lideranças de referência em nossa sociedade.
Para conhecer mais, clique aqui.