Nos sábados (08 e 15 de dezembro), alunos do 4ª semestre do Curso Técnico em Agronegócio do SENAR-AR/RJ, dos Polos de Apoio Presencial de Barra Mansa, Campos dos Goytacazes, Miguel Pereira e Sumidouro apresentaram seus projetos finais para a banca examinadora, familiares, egressos do curso e colegas dos outros semestres.
Com temas dos mais variados, envolvendo as várias cadeias produtivas, áreas e segmentos do Agronegócio, os projetos finais têm o objetivo de proporcionar aos estudantes a articulação entre os conhecimentos assimilados durante os dois anos de estudos teóricos e práticos, e nas diversas experiências vividas, além de demonstrar as bases técnicas relacionadas para a atuação profissional futura como Técnico em Agronegócio.
Sendo a última atividade do curso, realizada na Uc de Tópicos Especiais (25ª Unidade Curricular) ao final de 2 anos de curso e 1230 horas de aula, gerou um gostinho especial aos alunos de dever cumprido e realização.
Os coordenadores dos Polos, presidente do Sindicato Rural de Campos e o tutor da Unidade Curricular, destacaram a emoção e a importância desta atividade:
“É um dia muito feliz ! Apesar do nervosismo, vemos todos os alunos comemorando a conquista, mas fica também um pouquinho de tristeza, afinal, não nos veremos mais com tanta frequência e cada um vai seguir o seu caminho“, Rose Kennedy, coordenadora do Polo de Sumidouro.
“O Projeto final é um trabalho de conclusão do curso, e retirada a emoção de ser um momento final de dois anos de convivência, ele demonstra que o “quase” técnico em Agronegócio, está preparado para pensar e fazer, através dos projetos, melhores e eficientes caminhos para o Agronegócio“, Gleiciane Pimentel, coordenadora do Polo de Campos dos Goytacazes.
“Momento delicado e envolvente. A proposta do Projeto Final envolve criatividade, pensamento futuro, cumprimento de regras da ABNT, produção textual, articulação e muitos outros pontos que foram construídos durante o Curso nas diversas atividades articuladas”, Mozart Valle , tutor da Uc de Tópicos Especiais dos Polos de Barra Mansa e Miguel Pereira.
“O Sindicato Rural de Campos, ao fazer a adesão ao programa junto ao SENAR-Rio, fez alguns investimentos em obras e contratação de pessoal, necessários ao atendimento dos alunos e a realização das aulas no Polo de Apoio Presencial, instalado na sede do Sindicato. Hoje estamos entregando para o município, 15 Técnicos em Agronegócio, que têm como objetivo trabalhar para a eficiência da propriedade rural. Acreditamos que estamos no caminho certo ao investir em Educação“, Ronaldo Bartholomeu, presidente do Sindicato Rural de Campos.
Processo seletivo 2019
No ano de 2019, abriremos 80 vagas para o Curso no Polo de Barra Mansa e Campos dos Goytacazes, com início no primeiro semestre deste ano. O processo seletivo acontecerá a partir da segunda quinzena de janeiro e neste ano, concorrerão como vagas prioritárias, aqueles que tenham concluído o ensino médio, sejam produtores rurais ou filhos de produtores rurais, e que estejam em dia com suas contribuições.
Para maiores informações www.senar-rio.com.br ou www.etec.senar.org.br.