Realizado em Nova Friburgo, dos dias 2 a 6 de abril, o Programa Especial Apoena contou com a presença de instrutores, mobilizadores e supervisores do SENAR-Rio, que tiveram a oportunidade de conhecer as premissas básicas do Programa e participar de oficinas e práticas que os levassem para as realidades de pessoas com deficiência.
Uma das propostas iniciais do Apoena é a capacitação dos agentes do SENAR (mobilizadores, supervisores, instrutores e equipe técnica) com o objetivo de aperfeiçoar conhecimentos e habilidades associados às diferentes necessidades dos treinandos, bem como discutir procedimentos que contribuam efetivamente para o processo de inclusão.
“Participar do Programa Apoena, além de emocionante, é muito esclarecedor! Pudemos ter acesso a informações altamente relevantes que agora nos dão maior segurança e sensibilidade para atender às pessoas com deficiência nos eventos do SENAR. A mensagem de inclusão que permanece na mente é não focar nas limitações, e sim no potencial que todos os estudantes trazem consigo. O Apoena vai muito além de um treinamento apenas no âmbito profissional. É um treinamento que nos mostra como ser melhores cidadãos em relação ao próximo no nosso dia a dia.”, Amanda Reis, instrutora do SENAR-Rio em Valença.
Do tupi-guarani, “apoena” significa “aquele que enxerga longe”. A opção em assim intitular o Programa decorre do vislumbre dos princípios democráticos de igualdade e respeito à dignidade, “enxergando”, desse modo, nas pessoas com deficiência muito mais do que sua limitação, mas sua capacidade, habilidade e competência.
“Não poderia deixar de agradecer imensamente a oportunidade do treinamento do Apoena, este não é um treinamento para aprendermos a incluir pessoas, mas principalmente para nos incluirmos.”, Maria Claudia Arueira, mobilizadora do Sindicato Rural de Petrópolis.