Em parceria, SENAR Rio e Sindicatos Rurais de Paraíba do Sul e Sapucaia realizam na Fazenda Santo Antônio, em Sapucaia, ação de Formação Profissional Rural de Manutenção e Operação de Motosserra.
O grupo de participantes, que já recebeu o treinamento de Manutenção e Operação de Roçadeira, observou que após o treinamento houve uma melhora significativa na utilização dos equipamentos e solicitou o de Manutenção e Operação de Motosserra.
“Eu gostei muito do curso de roçadeira, aprendemos muito. No de motosserra, eu não tinha prática, nunca trabalhei com motosserra e também foi muito bom. Depois do curso, as roçadeiras pararam de quebrar e nós, que participamos, já estamos conseguindo fazer a manutenção e utilizar melhor os equipamentos.” Gilson Ferreira Camargo, participante do treinamento.
O objetivo dos treinamentos é ensinar aos trabalhadores rurais a melhor forma de manuseio, manutenção e técnicas para prolongar o tempo de vida útil dos equipamentos.
“Achei o curso muito bom, o modo de aprendizagem. Aprendemos a trabalhar com o motor, o modo de cortar, de lidar com a ferramenta, com a limpeza e cuidados. Tem 5 meses que utilizo motosserra, sabia um pouco, mas aprendi muito mais.” José Marques de Assis, participante do treinamento.
“Fizemos um curso na Fazenda Santo Antônio, aprendemos muitas coisas. Para quem é leigo, sai com muita orientação, outra instrução. O instrutor foi muito competente, muito tranquilo, soube passar a mensagem. Foi muito bom, parabéns para o SENAR!” Adelmo Viana Guimarães, participante do treinamento.
Formação Profissional Rural
A Formação Profissional Rural – FPR é um processo educativo, sistematizado, que se integra aos diferentes níveis e modalidades da educação e às dimensões do trabalho, da ciência e da tecnologia, objetivando o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes para a vida produtiva e social, atendendo às necessidades de efetiva qualificação para o trabalho com perspectiva de elevação da condição sócio profissional do indivíduo.
Vincula-se diretamente ao mundo do trabalho e está associada à informação e à orientação profissional, centrada em ocupações reconhecidas no mercado de trabalho rural para a definição das ofertas educativas a serem adequadas ao nível tecnológico dessas ocupações. A FPR assume identidade e características próprias, objetivos profissionalizantes e conteúdos ocupacionais centrados no processo de trabalho, resultando em ganhos e aumento de produtividade para o produtor e trabalhador rural.
Saiba mais: Formação Profissional Rural – FPR