Curso de Horticultor Orgânico repete sucesso em sua terceira edição
O Curso de Horticultor Orgânico oferecido pelo SENAR Rio (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural no Rio de Janeiro), um dos mais procurados dentre as propostas híbridas do SENAR Rio, repete o sucesso em sua terceira edição.
Com carga horária de 220 horas distribuídas ao longo de cinco meses, o curso tem como principal objetivo promover o desenvolvimento de técnicas para a produção orgânica, abrangendo desde o planejamento da produção até o manejo, plantio, tratos culturais, colheita e pós-colheita, além de abordar questões relacionadas à legislação e certificação. Ele é voltado tanto para aqueles que desejam ingressar na atividade orgânica quanto para os que já possuem certificação ou pretendem realizar a transição para o sistema orgânico.
As aulas presenciais, realizadas em propriedades orgânicas ou em fase de transição, permitem uma experiência enriquecedora para os participantes com o desenvolvimento das práticas que contextualizam o estudo nas aulas online e nos materiais de estudo disponíveis na Plataforma EaD do SENAR Rio.
Rosângela Cordeiro, Produtora Rural de São José do Vale do Rio Preto, realçou a relevância do curso para o seu projeto: “O curso amadureceu o meu projeto de ampliar a plantação orgânica. Um aprendizado de forma precisa, para qualificar o nosso produto. Foi fundamental aprender como lidar com as pragas nas plantações de forma não prejudicial à natureza“, disse.
Em três edições, mais de 100 participantes receberem certificado, demonstrando a crescente procura por essa formação especializada. A proposta híbrida do curso, que combina aulas presenciais e virtuais, tem se mostrado eficiente de acordo com a avaliação dos alunos
“Adquiri bastante conhecimento sobre agroecologia e o cultivo de alimentos orgânicos de forma bastante dinâmica e com um ótimo conteúdo, tanto na plataforma EaD como nas aulas online e presenciais, com a tutoria de excelentes profissionais. A dinâmica de grupo também foi bem dirigida e a orientação e ensino dos nossos instrutores foram muito proveitosos”, ressaltou Bernardo Aguiar, produtor rural do município de Paty do Alferes.
Dentre as atividades de passagem entre os módulos, o aluno deve realizar exercícios de autoaprendizagem, monitoria com especialistas e apresentação de uma atividade final de planejamento de uma propriedade orgânica com ênfase em Horticultura.
Além desta capacitação, o SENAR Rio oferece diversas outras opções de cursos na área agropecuária, seja totalmente online ou em formato híbrido, atendendo desde pequenos produtores até grandes empreendimentos rurais. Esse compromisso reflete o papel da instituição em promover o desenvolvimento sustentável e qualificado do setor no estado.
Acesse a plataforma EaD do SENAR Rio e conheça as outras propostas: www.ead.senar-rio.com.br
“O curso foi um divisor de águas na minha vida, motivando-me a continuar na agricultura orgânica, mesmo nascendo e sendo criada na roça”
Gabriela Rodrigues, Produtora Rural de Brejal/RJ