Em parceria com o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) e a Superintendência de Defesa Agropecuária do estado, o SENAR Rio de Janeiro realiza o curso de Verificação em Programas de Autocontrole (PACs) pelos serviços oficiais de inspeção, tendo como público prioritário o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) nesta edição. Sendo que em sua primeira oferta, em setembro de 2022, o curso teve como público o Serviço de Inspeção Estadual (SIE).
O curso ofertado é totalmente EaD e conta com 24 horas de estudo disponibilizadas em materiais didáticos na plataforma do SENAR Rio. Além disso, dispõe de aulas on-line, exercícios de observação e análise, e de uma atividade final que ocorre com o objetivo de trabalhar a verificação dos elementos de controle in loco e documental, visando assegurar cada vez mais a eficácia na execução das atividades de inspeção e fiscalização, promovendo assim a uniformidade dos procedimentos executados.
Nesta edição do curso, a regional fluminense do SENAR teve 140 inscritos para 35 vagas. Fiscais de outros estados como São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Rondônia realizaram pré-inscrição. Contudo, dentre os interessados, médicos veterinários que atuam no estado do Rio de Janeiro tiveram prioridade.
A proposta faz parte do projeto de formação para agroindústrias, iniciado com a expansão do programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do SENAR. Entre os cursos disponibilizados, estão: Como elaborar programas de autocontrole para indústria de alimentos de origem animal, direcionado para responsáveis técnicos; e Verificação em Programas de Autocontrole (PACs), para os sistemas oficiais de inspeção. Outros três cursos estão ainda em programação, sendo eles: Análise de perigos e pontos críticos de controle (APPCC); Serviço de atendimento ao consumidor (SAC) para agroindústria; e Rotulagem de Produtos.
Luís Eduardo da Silva, Auditor Fiscal Federal Agropecuário, Chefe da Divisão de Defesa Agropecuária e Coordenador do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI) no Rio de Janeiro, reforçou a respeito da união de forças em função da segurança de alimentos e do desenvolvimento econômico do estado. “A iniciativa do SENAR Rio em disponibilizar um curso completo e gratuito aos médicos veterinários dos serviços de inspeção dos municípios é um divisor de águas pois, os colegas têm grande dificuldade em buscar capacitação e o MAPA não tem condições de atuar em mais essa demanda”, disse.
Para mais informações, entre em contato pelo e-mail ead@senar-rio.com.br ou pelo WhatsApp: (21) 99220 4708.