Você já digitou na loja de aplicativos do seu smartphone a palavrinha “agro”? Quantos app’s destinados ao setor do agronegócio aparecem?
Inúmeros aplicativos e softwares para atendimento do setor agropecuário são lançados na rede, fazendo avançar a agricultura 4.0. Tais tecnologias são desenvolvidas por multinacionais, que vendem seus produtos na cadeia agropecuária; por instituições de ensino e pesquisa, preocupadas em levar conhecimentos e transferência de tecnologias à produção rural ou por startups, que descobrem no agro um novo cliente, assíduo por tecnologia!
Segundo o site startupbase.com.br, o setor do agronegócio ocupa a 10ª posição entre 45 mercados de atuação. Já um levantamento feito pelo fundo de investimentos SP Ventures em parceria com a Embrapa, afirma que no Brasil tem mais de 1.100 startups voltadas para inovações no agro, as chamadas AgTechs.
As iniciativas percorrem todos os elos da cadeia agropecuária, desde antes da porteira, com a produção de fertilizantes sustentáveis e análise de crédito e financiamento; até o consumidor final, com os app’s e softwares de logística e rastreabilidade (vegetal ou animal) ou mercados digitais, como exemplos.
O número de iniciativas é animador, entretanto o maior desafio ainda consiste em conectar o produtor rural às novas soluções tecnológicas. O último Censo Agropecuário (IBGE, 2017) apontou que apesar do crescimento de 1.900% no acesso à internet nas propriedades rurais, passando de 75 mil estabelecimentos com acesso em 2006, para mais de 1,5 milhão em 2017, 70% das propriedades rurais brasileiras ainda não possuem acesso à internet. Pensando nisso, muitas startups oferecem o pacote tecnológico que agrega ao seu produto principal uma alternativa de conectividade.
O setor agropecuário, mostrando mais uma vez toda a sua dinâmica produtiva e econômica, supera dificuldades estruturais, recria profissionais e adapta tecnologias, comprovando porque não para de crescer!
Abaixo, indicamos uma pequena coletânea de sites sobre o tema:
- AgroUp – Rede Nacional de Inovação para o Agronegócio, uma iniciativa CNA/SENAR. Anúncio de realização de eventos, notícias. (www.cnabrasil.org.br/paginas-especiais/agroup)
- Radar Agtech – Mapeamento das startups do agronegócio brasileiro. Relatório da pesquisa disponibilizada no site. Cadastramento de AgTechs. (www.radaragtech.com.br)
- StartAgro – Plataforma digital AgTech. Anúncio de realização de eventos, notícias. (www.startagro.agr.br)
- Digital Agro – Plataforma com várias iniciativas em tecnologia e inovação para o campo. Evento Digital Agro 2021 anunciado. (www.digitalagro.com.br)
- ABStartUps – Associação Brasileira de Startups. Conteúdos e pesquisas, anúncio de eventos, associação. (www.abstartups.com.br)
- StartupBase – Base de Dados sobre Startups, estatística, cadastramento. Programas de empresas para Startups. Comunidades de startups. Cadastramento de Startups. (startupbase.com.br/home)
- SummitAgro. Evento realizado com conteúdo das palestras disponíveis. (summitagro.estadao.com.br/sobre-o-evento)
Para participação em nosso espaço, com indicações de temas, livros, revistas, cursos, enviar e-mail para: senar@senar-rio.com.br.
Carina Machado
Possui graduação em Economia com ênfase em Agronegócios, mestrado em Ciências Sociais e doutorado em Ciência Política. Atua como Gerente Técnica no Serviço nacional de Aprendizagem Rural do Estado do Rio de Janeiro.