Ter mais de 20 anos na área de educação pode parecer que se tem uma grande experiência e sabemos tudo (ou muito) sobre o ensinar e aprender. Grande engano!
As formas de ensinar e aprender têm evoluído ao longo de nossas vidas, principalmente, dos que trabalham em educação. Pode parecer, neste momento, que nossos limites estão sendo testados, mas eu acredito, e espero que uns poucos concordem, ainda podemos muito mais.
Se lá no passado, tínhamos como referência para o local de aprendizado a sala de aula e o professor, ensinando-lhes o conteúdo em um quadro-negro (que agora também é branco), hoje, os limites vão muito além de uma sala de aula física.
Ouvi uma vez que o SENAR revolucionava porque ensinava sem paredes, nossos espaços educativos eram os locais de produção e criação, e o nosso aprendiz, na maioria das vezes, sendo o sujeito de sua própria aprendizagem. Mas a revolução educacional chegou para todas as instituições, inclusive aquelas que se achavam modernas e o SENAR viu que ensinar e aprender sem paredes era muito pouco, e foi também ensinar nas “nuvens “.
Hoje os nossos participantes trazem o saber da internet das coisas, da agricultura 4.0, o trator e o curral têm wi-fi, eles acessam o conhecimento de casa e nos mais variados meios, até no telefone (ops!), smartphone.
Espero que este espaço seja sempre para falarmos destas mudanças, das inovações, do futuro, porque educar é sempre falar e fazer o futuro.
E assim, neste nosso primeiro contato, deixo a dica de uma leitura sobre as mudanças de nosso aprender e ensinar, a todos, sejam professores, pais, aprendizes: Educação, Escola e Docência: novos tempos, novas atitudes, de Mario Sergio Cortella.
Espero que gostem e até a próxima!
Para participação em nosso espaço, com indicações de temas, livros, revistas, cursos, enviar e-mail para: senar@senar-rio.com.br.
Raquel Oliveira Lima
Possui graduação em Pedagogia, com especializações nas áreas de Administração e Supervisão Escolar e Planejamento, Gestão e Implementação de Cursos a Distância. Atualmente é pedagoga do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado do Rio de Janeiro, atuando na Coordenação Regional e Pedagógica do Programa de Ensino Formal. Tem experiência na área de educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino.