Cultivo do abacaxi é tema de aula presencial do curso Técnico de Fruticultura do SENAR Rio

Devido às suspensões impostas pelas medidas de segurança para prevenção do coronavírus no ano de 2021, a primeira turma do curso Técnico em Fruticultura do Polo de Apoio Presencial de Campos dos Goytacazes, somente agora ao terceiro semestre letivo, inicia as atividades presenciais do curso. Nos dois primeiros semestres tiveram suas atividades realizadas somente de forma remota.

O curso que é semipresencial com 70% de atividades EAD e 30% presencial retornou a sua programação a tempo de executar as atividades práticas das Unidades Curriculares de Irrigação, Tratores e Implementos Agrícolas, Maturação, Colheita e Pós-colheita, Seleção, Embalagem e Estocagem e Logística e Comercialização de Frutas, em uma parceria com a Escola Técnica Estadual Agrícola Antonio Sarlo – ETEAAS/FAETEC, local das aulas presenciais, que proporcionará a realização de áreas pedagógicas com cultivo de abacaxi, citrus, acerola, maracujá, dentre outras.

Nesta semana, em especial, realizaram uma visita técnica na propriedade rural do sr. Rogério Almeida da Silva, localizada no município de São Francisco do Itabapoana, com mais de 100 mil plantas de abacaxi, onde puderam analisar vários pontos da lavoura, como: o sistema de irrigação utilizado, adubação foliar, espaçamento de cultivo, manejo cultural, aspectos fisiológico da planta, sistema de indução do floral do abacaxizeiro, maturação, colheita e comercialização dos frutos de abacaxi, etc.

Os tutores, Paulo Cesar e Rômulo Beltrame, falaram sobre  objetivo da visita para o desenvolvimento das suas unidades curriculares de Irrigação e Maturação, Colheita e Pós-Colheita:

Realizar as aulas no Colégio Agrícola proporciona a oportunidade dos alunos trabalharem o cultivo, aplicando as técnicas na construção das “suas lavouras”. No entanto, as visitas técnicas em propriedades complementam a visão sobre a realidade da produção. Nesta visita em especial, foi possível ver o sistema de irrigação por aspersão em operação”, falou o tutor Paulo Cesar (UC de Irrigação).

Dentro dos conteúdos de nossa unidade curricular, foi possível observar na visita técnica momentos importante do cultivo de abacaxi, como a logística e transporte dos frutos, a transformação fisiológica, pré-colheita e pós-colheita e embalagens das frutas”, complementou o tutor Rômulo Beltrame (UC de Maturação, Colheita e Pós-colheita).

Curso Técnico do SENAR Rio

Com Polos de Apoio Presencial nos Municípios de Barra Mansa e Campos dos Goytacazes, o SENAR Rio oferta três cursos Técnicos, de formação subsequente ao Ensino Médio: curso Técnico em Agronegócio (1.200 horas), curso Técnico em Fruticultura (1.350 horas) e curso Técnico em Zootecnia (1.200 horas) realizados através de metodologia EAD, em formato semipresencial, com materiais de estudo em Plataforma EAD e aulas presenciais em Colégios Agrícolas, propriedades e empresas rurais.

Para outras informações sobre como ingressar nos cursos, entre em contato através do e-mail ead@senar-rio.com.br ou fique atento às nossas redes sociais.

2022-05-19T15:51:31-03:00 quinta-feira, 19 de maio de 2022|