A participação das mulheres nas atividades do agronegócio brasileiro cresce a cada ano, reconhecendo esse fato, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional Rio de Janeiro (SENAR Rio) e o Sindicato Rural de Itaboraí em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca, realizaram o primeiro de cinco encontros do Programa Mulheres em Campo, que tem por objetivo desenvolver competências de empreendedorismo e gestão, visando o desenvolvimento pessoal e da propriedade rural.
A turma conta com 13 participantes, sendo agricultoras, esposas e filhas de agricultores. A faixa etária variada (de 19 aos 57 anos), permite um vasto e diversificado compartilhamento de experiências.
O primeiro encontro teve como tema principal “Diagnóstico e Empreendedorismo”, onde as participantes passarão a ter condições de conhecer e valorizar o seu patrimônio, bem como conhecer o conceito de empreendedorismo e as características empreendedoras, relacionando-as com seu comportamento diário. A metodologia conta com exposição dinamizada (apresentação de conceitos), debates, atividades práticas individuais e em grupo e dinâmicas de grupo, que contribuem para internalização e apropriação dos conceitos.
“A empolgação e envolvimento das participantes foi algo surpreendente, foi motivador ver a avidez por conhecimento e desenvolvimento e isso ficou muito claro na atividade de levantamento das expectativas, quando as participantes trouxeram palavras como: mudança, compartilhar conhecimentos e experiências, gestão, administrar melhor a propriedade, autoestima, empoderamento, etc.” disse a instrutora do curso, Gleiciane Pimentel.
Programa Mulheres em Campo
Competência, capacidade de superação, de fazer mais de uma atividade ao mesmo tempo, sensibilidade, jogo de cintura e determinação. Essas são algumas das características que impulsionam as mulheres a ocuparem, cada vez mais, novos espaços, no campo e na cidade.
Com foco e dedicação elas superam desafios para aproveitar as oportunidades de crescimento pessoal e profissional. Mas no meio rural, ainda precisam de acesso ao conhecimento para contribuir mais com o sucesso das propriedades.
O SENAR criou o programa MULHERES EM CAMPO para despertar o interesse pela gestão e, assim, ampliar o protagonismo feminino na administração das empresas rurais.
O programa desenvolve competências de empreendedorismo e gestão, orienta na descoberta do potencial de cada participante e da propriedade, ensina a planejar e a transformar uma atividade em negócio.
Saiba mais em www.senar-rio.com.br.