Na última sexta (27), o SENAR-Rio (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) iniciou a Etapa Estadual do Programa CNA Jovem, que está em sua terceira edição.
O Programa, que tem como propósito a capacitação de jovens líderes para o setor agropecuário, teve sua abertura realizada pelo sr. Pércio Portz, Presidente do Sindicato Rural de Nova Friburgo, que ressaltou a importância dos jovens para a renovação do sistema e do setor agropecuário.
Ao longo do final de semana, os 13 jovens de diferentes formações profissionais, realizaram atividades voltadas para o modelo de liderança empreendedora do Programa e seus principais agentes. No domingo, os jovens receberam Thierry Homero, agrônomo e produtor rural, que proporcionou aos jovens uma importante troca de experiências sobre o assunto da sucessão familiar no meio rural.
Sobre o Programa, a superintendente do SENAR-Rio, Cristina Tavares, destacou a iniciativa e a importância para o futuro do agronegócio no Estado: “Iniciativas como o CNA Jovem estão totalmente alinhadas com a estratégia de trabalho do SENAR no Rio de Janeiro. Entendemos que o futuro do agronegócio fluminense está nas mãos destes jovens e que essa aproximação é muito importante, não somente pelo processo sucessório nas propriedades rurais e suas instituições, mas pela possibilidade de buscar novas soluções para antigos problemas.”
Nessa jornada, os jovens ainda terão mais dois encontros, a serem realizados nos meses de agosto e setembro. Os três jovens de maior destaque serão indicados para representar o Estado do Rio de Janeiro na Etapa Nacional do Programa, em Brasília.
A Etapa Estadual do Programa no Estado do Rio de Janeiro tem como corpo técnico Carina Machado (coordenadora e participante da 2º Edição do CNA Jovem), Gleiciane Pimentel (instrutora do SENAR-Rio) e Amanda Reis (instrutora e participante da 2º Edição do CNA Jovem).
“A primeira etapa do CNA Jovem que aconteceu no último final de semana nos propiciou vivenciar dias de muito aprendizado e crescimento, onde contamos com a presença de 13 Jovens de nosso Estado, com o objetivo de identificar/desenvolver novos líderes para o agronegócio, mas mais que isso, contribuir para que nossos Jovens estejam mais preparados para a “vida”. Nos deparamos com jovens muito empenhados, motivados e ávidos por conhecimento. Foi muito prazeroso esse primeiro encontro do Programa e agora o que ficou foi à ansiedade para o nosso próximo encontro que acontecerá em agosto.”, afirmou Gleiciane Pimentel.