A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, em parceria com o Senar-RJ, realizou uma capacitação voltada para profissionais da Casa do Produtor em Campos. O objetivo é formar agentes multiplicadores que possam orientar os produtores rurais sobre a obrigatoriedade da nota fiscal eletrônica, que passará a vigorar a partir do próximo mês de maio.
Marcos Ravizzini, coordenador estadual de Arrecadação do Senar-RJ, foi convidado para ministrar a capacitação. Ele abordou os benefícios da formalização do produtor rural, destacando a importância da inscrição estadual e da Declaração Anual (Declan). Contudo, o foco central do treinamento foi a transição para a nota fiscal eletrônica.
Ravizzini enfatizou a mudança significativa para os produtores, que historicamente utilizavam talões de notas. “O produtor está acostumado a utilizar o talão de nota; mas, este ano, ele deverá se adequar à nota eletrônica, por isso a importância deste treinamento. Já que a equipe da Secretaria de Agricultura tem uma relação muito próxima com o produtor, será mais fácil explicar e orientá-los sobre essa nova realidade”, explicou Ravizzini.
A Secretaria informa que o treinamento continua nesta sexta-feira (26), a partir das 8h, no auditório do Sindicato Rural de Campos (SRC).
Fonte: Texto adaptado do site da Prefeitura de Campos